BobCharles.com.br

Regional

Paulo Afonso - Bahia - 19/09/2016

Caravana da Justiça Social leva serviços de cidadania à Paulo Afonso

Divulgação

A cidade de Paulo Afonso, localizada na região norte do Estado da Bahia, encerrou no último sábado (17), no Centro Social Urbano (CSU), bairro de Tancredo Neves II, mais uma edição da Caravana da Justiça Social. Aproximadamente 1.300 pessoas participaram do mutirão de cidadania, usufruindo dos diversos serviços como a gratuidade e emissão de 2ª via da documentação civil básica (certidão de nascimento, identidade, C.P.F e Carteira de Trabalho), Passe Livre Intermunicipal, orientações aos consumidores e os serviços de saúde, a exemplo do atendimento odontológico e do exame de mamografia que durante toda a semana estava atendendo à comunidade.

“O resultado dessa ação do programa Pacto Pela Vida em reunir um conjunto de serviços nas áreas de justiça, direitos humanos e desenvolvimento social interfere diretamente nas vidas das pessoas que mais precisam”, disse a assessora especial da Secretária de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Luciana Santos. Para ela, o objetivo da secretária, juntamente com o apoio dos parceiros e a articulação com a administração municipal, é atender às demandas de diversos atores sociais, visando à ampliação da transversalidade e da intersetorialidade nas ações do Estado, além da garantia de sua interiorização".

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, oferecer diversos serviços à comunidade só foi possível com um trabalho em conjunto e comprometido entre o Governo do Estado e a prefeitura de Paulo Afonso. Outros serviços com muita procura foram negociação de pagamento no posto de atendimento da CoelbaMóvel; informações de acesso às políticas públicas de assistências social, no estande do Centro de Referência de Assistência Social (Cras); atendimento jurídico nos estandes do Ministério Público, Defensoria Pública da Bahia e Defensória Pública da União, além das palestras com a comunidade sobre educação no trânsito ministrada pela Polícia Rodoviária Federal.

Gratuidade

Para Jessica Silva Mota, de 18 anos, a realização do mutirão perto do bairro em que mora foi a possibilidade que ela teve para conseguir a gratuidade da 2ª via da certidão de nascimento do filho de 2 anos, José Wandelan. “Achei importante essa ação porque em um único lugar podemos tirar diversos documentos, além de ser orientados sobre o Bolsa Família. A questão financeira também foi um ótimo motivo que me fez acordar cedo e enfrentar a fila para tirar o documento”, disse.

Obter a gratuidade no transporte intermunicipal para pessoas com deficiência, foi o que fez Luciano Santos, presidente da Associação da Pessoa com Deficiência de Paulo Afonso, e seus colegas se dirigirem até o stand do Passe Livre para saber informações sobre o benefício e a maneira de acessá-lo. “Aqui em Paulo Afonso a comunicação entre o conselho municipal e a Superintendência da Pessoa com Deficiência é sempre positiva em relação as nossas demandas. A Caravana da Justiça Social veio para oferecer mais um suporte a gente, pois muitos ainda não têm acesso informações e nem conhecimento do benefício”.

Mamografia

Moradora da rua Osvaldo Cruz, Maria José do Nascimento, 55 anos, soube pela rádio local sobre a possibilidade de realizar o exame de mamografia com rastreamento do câncer de mama. “Com o exame vencido há 1 ano e meio, aproveitei essa oportunidade oferecida pela Caravana, fui bem atendida pelas enfermeiras e agora é só esperar meu exame e ver logo que não tenho nada na minha mama”, comentou. O exame feito por Dona Maria faz parte do programa Saúde Sem Fronteiras - Rastreamento do Câncer de Mama, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), uma parceira na Caravana, em mulheres de 50 a 69 anos.

A técnica da Diretoria de Projetos Estratégicos da Sesab, Cleia Soares, explicou que atendimento é realizado primeiramente na unidade móvel com o exame de mamografia bilateral. Caso os exames tenham um diagnóstico inconclusivos, são realizados exames complementares (ultrassonografia, punção e resultado da biopsia) numa unidade física no próprio município. Após os resultados, vem a terceira fase, com o encaminhamento das mulheres para o tratamento em uma unidade de referência mais próxima do Território de Identidade de Itaparica.

 Diálogos com a Juventude e Assessoramento Técnico da Assistência Social

 A Caravana da Justiça Social levou também para Paulo Afonso duas ações da SJDHDS que foram direcionada para o protagonismo político da juventude e para os técnicos e gestores municipais do Sistema Único da Assistência Social, ambas as atividades aconteceram na última sexta-feira, um dia antes do mutirão social. Em relação ao assessoramento técnico para os profissionais da área de assistência social, o evento realizado no Centro Educacional Municipal de Paulo Afonso, discutiu o fortalecimento da Política de Assistência Social no Estado da Bahia, bem como a qualificação dos gestores e técnicos do SUAS no que se refere a sua atuação na gestão da política pública e na oferta dos serviços socioassistenciais no Estado.

 O Diálogos com a Juventude, projeto da Coordenação de Juventude da SJDHDS, realizou na parte da tarde um bate papo descontraído com os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional Itaparica II Wilson Pereira, para debater sobre a interiorização de políticas públicas para a juventude. “Essa atividade serve para aproximar mais os estudantes das políticas direcionadas pelo estado para a juventude, como o programa Primeiro Emprego, que é a prioridade do governo do Estado, além de apresentar para eles outras formas de políticas públicas como os editais de cultura e a participação social com o Conselho Estadual de Juventude.

Fonte/Autor: Tiago Dantas

URL: http://www.bobcharles.com.br/internas/read/?id=11151