Vitória e Corinthians se enfrentaram neste domingo (22/5) à tarde, no Estádio Barradão, em Salvador, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro Série A.
O primeiro tempo mostrou a diferença de qualidade entre as duas equipes, principalmente em seu setor defensivo, com o técnico do Rubro-Negro, Vagner Mancini, insistindo em manter José Welison na lateral direita.
E foi a defesa o ponto fraco do campeão baiano, que poderia ter ido para o intervalo com um placar muito mais desfavorável que os 2 a 1.
Foi o Corinthians – que chegava rapidamente ao ataque, com dois ou três toques, ao contrário do lento Vitória – que fez o primeiro gol, aos 26 minutos, com Uendel.
Leandro Domingues empatou 4 minutos depois. O camisa 30 carregou pelo meio, dividiu e acertou o canto direito do goleiro Walter.
Mas aos 39 Fagner desempatou para o Corinthians, e de novo o Rubro-Negro empatou, aos 12 do segundo tempo. Vander entrou em velocidade pela direita e cruzou rasteiro. A zaga paulista falhou e Marinho jogou a bola nas redes.
Aos 20, o K9, Kieza, recebeu de Leandro Domingues e tocou na saída do goleiro, fazendo a festa no Barradão. Vitória 3 x 2 Corinthians.
Cresceu a esperança do fim de um tabu: o Vitória não derrotava o clube paulista há 20 anos pelo Brasileiro jogando em casa. Seu último triunfo foi em 1996, quando venceu a partida por 2 a 0. Depois foram três vitórias do Corinthians e quatro empates.
As torcidas de Vitória e Corinthians - Foto: Romildo de Jesus
Aos 35 minutos, Fernando Miguel salvou o Vitória, em mais uma das muitas boas defesas que fez na partida. E aos 43 Vander reclamou demais, sendo expulso pelo árbitro Héber Roberto Lopes.
No fim das contas, o campeão baiano, que cresceu no segundo tempo da partida, mostrou que se melhorar a defesa, e aumentar a velocidade de ligação do meio de campo com o ataque, pode brigar, na pior das hipóteses, pelo miolo da tabela de classificação.
Mas é preciso que o técnico Vagner Mancini desista de manter José Welison como titular.
Ficha do jogo
Vitória - Fernando Miguel; José Welison (Norberto), Victor Ramos, Ramon e Diego Renan;Marcelo, Amaral e Leandro Domingues (Tiago Real); Marinho, Kieza (Dagoberto) e Vander.Técnico: Vagner Mancini
Corinthians - Walter; Fagner, Felipe, Balbuena e Uendel; Bruno Henrique; Marquinhos Gabriel (Marlone), Elias, Guilherme e Giovanni Augusto (Romero); André.Técnico: Tite
Gols
Vitória-BA: Leandro Domingues 29' 1T, Marinho 11' 2T, Kieza 19' 2T
Corinthians-SP: Uendel 25' 1T, Fagner 38' 1T
Cartões amarelos
Vitória-BA: José Welison, Diego Renan, Vander
Corinthians-SP: Balbuena, Elias, André, Bruno Henrique
Cartão vermelho
Vitória-BA: Vander
Arbitragem - Héber Roberto Lopes (SC), auxiliado por Kléber Lúcio Gil (SC) e Bruno Boschilia (PR)
Fonte/Autor: Tribuna da Bahia