BobCharles.com.br

Opinião

Paulo Afonso - Bahia - 15/05/2016

Qual será a renovação da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso?

Reprodução

Para que serve a Câmara de Vereadores de um município?  Se fossemos julgar cada vereador pelos seus projetos, por sua atuação na fiscalização do dinheiro público, quantos se salvariam e mereceriam uma nova chance?

A quem vamos entregar a responsabilidade de fiscalizar o próximo prefeito de Paulo Afonso? Vamos renovar a Câmara com pessoas qualificadas, ou vamos permitir mais uma vez que a inércia, a falta de conhecimento para função de legislar continue sendo ocupada por muitos que não sabem o que é “vade mecum jurídico”? mas sabe literalmente o compêndio de atos inapropriados a função de legislar.

Para que tenhamos um governo executando as leis, cumprindo as responsabilidades fiscais do município, faz-se necessário um Legislativo atuante, comprometido com os fundamentos da boa administração pública.

Para minha surpresa um vereador governista semana passada foi taxativo ao afirmar que o número de renovações no quadro de parlamentares na Câmara de Paulo Afonso será mínimo. Segundo ele, nomes que aparecem entre os que podem se eleger, estão desistindo antes mesmo de se submeterem a avaliação popular. Ele citou Pionório, Edinho, Canaã e Dra. Eunice, esta última contabilizou 1.086 votos na eleição passada. A fonte disse que vê com surpresa, os rumores da desistência dessas candidaturas. Dos novos candidatos concluo que a renovação no Poder Legislativo Municipal, para 2107, deverá se situar entre tres ou quatro novos vereadores. Só isso. Fora os tradicionais concorrentes que vão disputar vaga no Parlamento, ainda resta alguma esperança se forem oficializadas as candidaturas dos advogados Jean Roubert e Lúcio Flávio, do ex secretário de Turismo e professor Jacques Fernandes, do ex prefeito Zé Ivaldo, Anttonio Almeida,  Júnior, Diretor Tecnico na empresa Bahia Pesca e Leco, ex gestor do Bolsa Família.

A previsão pouco otimista do parlamentar incide necessariamente em dizer que a corrupção começa na primeira porta que você bater, onde vai aparecer o seu primeiro e provável eleitor só que ele não é ideologista ao invés do título de leitor ele traz na mão uma lista que mais parece de supermercado. Os pedidos são simples: blocos, saco de cimento, telhas de eternite, passagens para São Paulo, botijão de gás, contas de água e luz, e emprego na prefeitura por que ele tem 20 votos na família. E ai você vai dizer o que para ele que você é idealista   e que não pode dar nada disto e nem prometer nada porque se o fizer será compra de votos, quer apenas que ele vote em você por ideologia, aí vai mandar você tomar naquele lugar e vai votar em quem der um cigarro par ele no dia da eleição. Este é o nosso sistema e ninguém vai conseguir mudar, porque a corrupção já estar no sangue do eleitorado brasileiro que parafraseando o ex jogador da seleção brasileira, Gerson a canhotinha de ouro, “quer levar vantagem em tudo. Infelizmente tenho que concordar.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte/Autor: Luiz Brito DRT/BA 3.913 é apresentador doPrograma Opinião na Rádio Betel FM 104,9

URL: http://www.bobcharles.com.br/internas/read/?id=10885