No próximo dia 13, a partir das 13h, a Praça da Juventude de Glória, inaugurada em novembro do ano passado, sediará um grande evento voltado exclusivamente para a juventude. ‘O 1º Encontro Cultural do Território de Itaparica’, organizado pela ONG Repensar, com apoio da prefeitura municipal, através da secretaria de governo.
Segundo explica o professor Marcelo – presidente da Associação Repensar, que coordena as atividades da juventude dentro do território de Itaparica (Bahia e Pernambuco), esses eventos já acontecem há 4 anos, percorrendo as cidades que compõe o território.
Glória terá um momento especial para apresentação da cultura dessas regiões:
“Algumas culturas estão sendo esquecidas: Dança de São Gonçalo, do Coco, ou seja, as culturas tradicionais que narram à história de um povo”, conta Marcelo.
Segundo informa Marcelo, algumas ações concretas dentro das políticas para a juventude já foram determinadas a partir desses encontros.
“O Conselho Municipal da Juventude de Paulo Afonso, a Lei do Conselho Municipal de Glória, Rodelas, e vários tópicos dentro do Estatuto da Juventude que nasceram desses eventos”.
O convite
“A juventude precisa conhecer-se, venham se encontrar, não nos espalhemos, vamos saber exatamente qual terreno pisamos, temos experiências maravilhosas e precisamos mostrar como é o interior da Bahia”, diz Marcelo.
A Praça da Juventude
Marcelo disse ainda que, a escolha de Glória para sediar o evento, acontece exatamente pela existência da Praça da Juventude, porque são poucas cidades no território que oferecem um espaço com a logística que dispõe a Praça.
“Alguns jovens vão precisar dormir por causa da distância e serão acolhidos na Escola Reis Magalhães”. Lembrando que virão de cidades que estão fora do eixo Bahia-Pernambuco: “De Alagoas esperamos jovens também do Pariconha”, completa Marcelo.
Apoio
“Antes gostaria de agradecer aos diretores das escolas públicas aqui de Glória e Paulo Afonso, a Secretaria de Ação Social, e as secretarias de governo de Glória, de Petrolândia, e dos municípios de Chorrochó e Rodelas, além da ONG Agendha”.
Patrocinador oficial do evento
“O Projeto Histórias em Vida é financiado pela Fundação Itaú Social, em parceria com CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Glória”.
Fonte/Autor: Ascom PMG - Vone Gonçalves