Política

Paulo Afonso - 26/07/2010

Senado: Borges lidera pesquisa, em cenário indefinido

ATARDE On line

Na primeira pesquisa de intenções de voto para o Senado (Instituto Datafolha, divulgada nesta segunda-feira pelo jornal Folha de São Paulo), na fase oficial da campanha eleitoral baiana, o quadro é mesmo o que se vinha falando nos bastidores, com o senador César Borges (PR) liderando a corrida, com 34% das indicações, seguido pela deputada federal Lídice da Mata (PSB), com 26%, e pelo também deputado federal Walter Pinheiro (PT), com 20%.

Distante da briga pelas primeiras posições aparecem Edvaldo Brito (PTB) e José Ronaldo (DEM), ambos com 7%, José Carlos Aleluia (DEM), com 6%, Edson Duarte (PV) e Carlos Henrique Sampaio (PCB), com 3%, Zilmar Alverita (Psol), com 2%, Luis Carlos França (Psol) e Albione Souza Silva (PSTU), com 1%. Nesta parte de baixo da tabela, surpreende a boa performance do vice-prefeito de Salvador, cujo nome é muito mais conhecido em Salvador que no interior.

Tais números, embora divulgados a mais de 60 dias da eleição, mostram porque o governador Jaques Wagner (PT) fez tanta força para atrair César Borges para a sua chapa e também porque partidários de Walter Pinheiro insistem em não fazer muita força para alavancar o nome de Lídice da Matta. Ancorado em sua grande visibilidade e conseguindo aceitação em diversos segmentos de opinião, Borges mostra que dificilmente deixará de se reeleger, o que deixa, na prática, uma vaga para ser disputada pelos dois nomes da chapa encabeçada pelo governador.

É sempre bom repetir que nada está definido e, no caso especial de eleição para o Senado, é da tradição que o candidato ao governo impulsione os seus candidatos a senador, o que pode beneficiar Lídice e Pinheiro, caso Jaques Wagner  mantenha sua liderança nas pesquisas (também segundo o Datafolha, ele está com 44%, seguido por Paulo Souto, do DEM, com 23% e Geddel Vieira Lima, do PMDB, com 13%) e consiga se reeleger.  

De qualquer forma, a eleição para o Senado, assim como para governador, ainda tem muita coisa para mostrar, como revelam os números de brancos/nulos e nenhum (30%) e, principalmente, dos indecisos (não sabe), que é de 60%. Antes que alguém comece a fazer contas indevidas, é bom lembrar que, como são duas vagas em disputa, é natural que a soma de todos os percentutais ultrapasse a casa dos 100%.

Por todos os ângulos que se analise, esta é, sem dúvida, uma das eleições mais interessantes da história da Bahia.


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados