Política

Paulo Afonso - Bahia - 22/11/2021

OAB Bahia terá primeira mulher Presidente

Por: Fábio Almeida – Advogado
Foto: Divulgação

As próximas eleições da OAB/BA 2021 marcadas para o dia 24/11 (quarta-feira), prometem um resultado diferente. Primeiro, pelo fato das duas chapas favoritas serem Presididas por mulheres, novidade na disputa em nível estadual; segundo, em razão das conquistas alcançadas com a paridade de gênero e de raça como requisito para as inscrição das chapas.

De acordo com as pesquisas de intenção de voto, pela primeira vez a OAB Bahia será presidida por uma mulher. Uma conquista para as advogadas, que atualmente são a maioria dos inscritos na OAB Bahia e para toda a advocacia, que já experimentou os resultados positivos das ações das candidatas em outros cargos nas últimas gestões.

Ana Patrícia, atual vice-presidente da OAB/BA, e candidata de oposição é a favorita. Ana Patrícia rompeu com o atual grupo situacionista, por discordar das políticas de gestão equivocadas do grupo que fazia parte, e por entender que as bandeiras de protagonismo da mulher (igualdade de gênero) e de raça (igualdade de raça), não passam de demagogia, exemplo disso foi a inviabilização pelo grupo a sua candidatura.

O atual grupo que dirige a OAB está há três mandatos na gestão da OAB e tem deixado a desejar em vários aspectos: na política de defesa da atuação de advogados, que comumente tem suas prerrogativas desrespeitadas e a OAB se limita a notas de repúdio e desagravos, bem como na inércia e parcimônia com a morosidade do judiciário.

A chapa que vencer a disputa terá o desafio de atuar firmemente na fiscalização do Poder Judiciário, que durante a pandemia de COVID-19 fechou as portas e manteve a tradição da justiça baiana de ser uma das mais morosas do Brasil, com pouquíssimas sentenças de mérito e sem audiências presenciais.

O desejo dos advogados e advogadas é que a nova Presidente da entidade de classe, seja mais atuante e contemple a participação de todos os advogados, principalmente na fiscalização do Poder Judiciário e no combate ao desrespeito das prerrogativas dos Advogados. Com certeza os advogados das últimas gestões tem muito a aprender com elas.

 


Últimas

7741 até 7744 de 7744 « Primeiro   « Anterior  
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados