Opinião

Paulo Afonso ´Bahia - 06/03/2019

Boas intenções podem até gerar votos, mas não gera renda

Texto/Fonte: Luiz Brito DRT/BA 3.913
Foto: Francisco Sales

Uma avaliação sobre os aspectos socioeconômicos do município de Paulo Afonso mostra a triste realidade: o nosso crescimento se deu no estilo rabo de cavalo, ou seja, pra baixo.

Nada prosperou. A única história que se pode contar destes empreendimentos e programas é que a conta do endividamento deles ficou no lombo de uns poucos empresários e nas promessas de sucessivos governos, especialmente Paulo de Deus.  Foi muita propaganda pra pouca produção e não tiveram qualquer relação com o crescimento econômico.

Parece até que temos uma cabeça de burro enterrada em nosso solo. Nada, até agora, deu certo.

Ambiente e clima favoráveis, água em abundância não faltaram. O sucesso de poucos esteve mais relacionado às afinidades político-partidárias do que propriamente ao tino empresarial. A economia local ainda não conseguiu sair da barra da saia do contracheque do funcionalismo público, do comércio, da PM, do exército e da Chesf, esta última alegando estar na UTI devido aos investimentos repassados para o HNAS.

O governo Paulo de Deus foi o primeiro a dar esperança, pra não dizer iludir,  ao povo pauloafonsino, com a promessa de abrir o mercado para investidores locais, mas, até hoje nenhum bife chegou à nossa mesa. Jacaré do papo amarelo fabrica de ração, criação e reprodução das raças Santa Inês, Doper e  de Bohé, ema, etc. Nada prosperou.

Agora o governo Luiz de Deus planeja transformar Paulo Afonso numa bacia leiteira e no maior produtor de ração da América Latina. 

Na boca de político, a solução é fácil: todos falam em atrair “indústrias”, sem levar em consideração que não temos um mercado consumidor atraente, que permita uma escala de produção significativa e que a “saliva” pode até ganhar votos, mas não gera renda nem movimenta máquinas.

O melhor seria deixar de sonhar alto demais e pensar numa Paulo Afonso do tamanho que ele é. Enquanto as indústrias não chegam vamos alimentar nossa esperança com as propagandas governamentais.

 


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados