Opinião

Paulo Afonso - Bahia - 06/02/2018

Seja Você Também Um Político!

Por: Leoman Alves Moitinho Bacharelando em Administração Pública pela UNIVASF Universidade Fed
Foto: Reprodução

Aí logo de cara você vai dizer: Deus me livre! Todo político é corrupto! Política é sinônimo de corrupção! Eu nunca vou me envolver na política!

O pior é constatar que ainda estão conseguindo nos enganar!

Quem?

Os senhores coronéis, donos de terras e propriedades. Isto mesmo! Como assim?

Vou lhe explicar de uma maneira bem fácil.

Quando criança, você já deve ter ouvido falar que: “BEBER LEITE APÓS CHUPAR MANGA MATA!” E pode acreditar, muitas pessoas morreram crendo neste mito. Mas como esta mentira foi criada e para quê?

O mito surgiu durante a época da escravidão no Brasil. Os escravos, como passavam o dia inteiro na lavoura, sentiam muita fome e, com a chegada do período de mangueiras fartas de mangas nas grandes fazendas, roubavam a fruta. Já durante o dia, os senhores de engenho distribuíam leite em pequena quantidade, devido ao alto valor financeiro. Para evitar que os escravos consumissem mais mangas, eles inventaram que beber leite e comer manga fazia mal, tendo como objetivo diminuir o consumo. Era uma maneira de dominar os escravos. Interessava aos senhores de engenho, manter os negros afastados das preciosas mangas.

Mas o que isto tem a ver com a política?

De certa forma, os senhores de engenho evoluíram, muitas famílias ricas e poderosas na política, atualmente, descendem em vários estados, principalmente no Nordeste, daqueles senhores de engenho do passado, que mantinham os escravos afastados do seu bem precioso. E continuam fazendo isto até hoje.

Só que no lugar de mangas, o bem mais precioso atualmente, são os cargos políticos, o poder político de controlar nossas vidas, nosso futuro, nosso destino.

Os escravos, não são mais apenas os negros. VOCÊ se tornou um deles. Todos nós, na verdade.

A quem interessa fazer VOCÊ acreditar que “todo político é corrupto!”? De onde vem esta mensagem subliminar de que “política é coisa de quem não presta!”? Pense bem! Não lhe soa parecido com o mito da manga com leite?

São os mesmos coronéis!

Temos como agravante o fato de que não se discute ética nas escolas. Discute-se liberdade de gêneros só não discutimos liberdade de expressão. Estão tirando seu foco.  Que discutamos tudo!

Esta negligência em ensinar nossas crianças a debater, questionar, não se contentar com migalhas, não se acomodar em apenas ver a política sendo feita, sem que se possa participar dela, trouxe para nós, brasileiros, um sentimento de impotência diante daqueles que, estando no poder, não aceitam compartilhar as glórias e os benefícios que só eles e os membros de sua família podem ter direito.

Estarem no alto. No topo. Terem de tudo.

E continuam dizendo: “Não queira saber de política, política é suja!”

Você pode continuar acreditando que beber leite e chupar manga pode matar, assim como pode continuar acreditando que “político não presta”, que “quando alguém quer ser político já está mal intencionado, já quer roubar” ou pode ensinar a seus filhos, dando o próprio exemplo, se arriscando a morrer, chupando uma deliciosa manga e tomando a seguir um copo de leite, para mostrar que não faz mal e em seguida, conversar com eles sobre este texto, sobre como você foi enganado todo este tempo e que, há pessoas mal intencionadas que não querem que você desfrute de algo maravilhoso: O poder de ser dono de seu próprio destino.

Desfrute da política! Ela tem um sabor maravilhoso!


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados