Geral

Paulo Afonso (BA) - 16/09/2010

Alcoólicos Anônimos comemoram 63 anos de atividades no Brasil

Washington Luis

Alcoólicos Anônimos ou simplesmente "AA", nome mais popular do grupo mundialmente conhecido, é uma comunidade formada por homens e mulheres com caráter voluntário, que se reúnem semanalmente para alcançar e manter a sobriedade através da abstinência total de ingestão de bebidas alcoólicas. A irmandade, que segundo seus membros não é seita, religião nem movimento político, portanto não apóia nem combate qualquer causa, surgiu inicialmente nos Estados Unidos, em 1935, quando um corretor da Bolsa de Valores de Nova Iorque e um cirurgião da cidade de Ohio, ambos com grave problema de alcoolismo, decidiram criar um grupo de entreajuda para apoiar pessoas que como eles, passavam pelo mesmo dilema e buscarem juntos uma forma de se manter sóbrios. Posteriormente os "AA" se espelharam por todo o mundo, chegando ao Brasil entre 1946 e 1947.

Para comemorar os 63 anos da chegada da irmandade de Alcoólicos Anônimos no Brasil, os quatro grupos que atuam em Paulo Afonso se reuniram nesta quarta feira (15) no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em uma reunião pública com participações de membros e convidados, que assistiram em vídeo, um histórico das atividades do grupo, depoimentos e conselhos para quem deseja participar.

Antes do início da solenidade, em entrevista à nossa equipe, o Delegado do Grupo SL - BA, que preferiu se identificar apenas com o pré nome Juraci, falou da importância dos "AA", frisando que o primeiro passo para uma pessoa se libertar do vício é reconhecer que é doente e necessita de ajuda. -"Faço parte grupo com muito orgulho há doze anos, atualmente ocupo o cargo de Delegado suplente estadual, mas não me considero diferente de ninguém; sou um doente como os demais membros e tenho como propósito me manter sóbrio e vigilante sempre", declarou Juraci, completando que hoje é um homem muito mais feliz do que há doze anos.

Para o tesoureiro do grupo Padre Lourenço - BTN, identificado como Iran, que fez questão de agradecer ao apoio da imprensa às atividades do "AA", os 63 anos de atividades dos Alcoólicos Anônimos no Brasil representam a salvação de milhares de vidas, inclusive a dele próprio, e a felicidade de muitas famílias, pois além de proporcionar ao alcoólico a oportunidade de permanecer sóbrio, possibilita a reestruturação dos lares, antes dizimados pelos efeitos maléficos do álcool. -"Em cada um dos quatro grupos atuantes em Paulo Afonso, temos uma freqüência semanal nas reuniões, de aproximadamente 120 membros. Multiplicando esse número por quatro podemos afirmar que temos mais de 500 pessoas que buscam ajuda para se manter sóbrias", observou.


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados