Regional

Paulo Afonso - Bahia - 04/01/2020

Jeremoabo: Servidores protestam com vigília e carreata contra atraso de salário e do 13º

BahiaNotícias
Foto: Reprodução / WhatsApp

 

 

 

Servidores municipais de Jeremoabo, em protesto contra a falta de reajuste e o atraso no pagamento dos salários -- dezembro e 13º--, promoveram uma carreata no centro da cidade na manhã desta sexta-feira (3). Na noite anterior, professores da rede municipal rezaram em uma vigília na frente da prefeitura.

Os servidores da educação reclamam que o reajuste salarial anual, previsto em Lei do Piso Nacional, não aconteceu em 2019. Além disso, o salário de junho de 2018 não teria sido pago. Para piorar, a grande maioria dos funcionários municipais não recebeu salário em dezembro.

Em vídeos que circulam nas redes sociais, professores rezam à luz de velas em frente ao prédio da prefeitura na noite de quinta-feira (2). Em outros, a população protesta em carreata contra a falta de pagamento. “É uma vergonha para Jeremoabo. O prefeito não paga o povo”, diz a moradora que grava a manifestação.

O vereador Kaká de Sonso (PSD) criticou duramente a falta de organização da prefeitura. “Aqui está um caos. Não tem planejamento. O prefeito se acha acima da lei. Alguns servidores receberam hoje o 13º, mas outros não. O salário de dezembro não foi pago ainda. Só o pessoal da saúde está sendo pago corretamente. Os servidores estão sofrendo há algum tempo e, por isso, estão se manifestando”, disse.

Em nota, a prefeitura comandada por Deri do Paloma (PP) disse que “o pagamento do 13º salário dos professores foi enviado ao banco no dia 31/12 e creditado em conta no dia 02/01”. O prazo legal para fazer o pagamento do 13º, porém, encerrou-se em 20 de dezembro.

A professora da rede municipal Carla Araújo confirmou o pagamento aos professores, mas reforçou que o problema segue para os demais funcionários da prefeitura. “Eles pagaram o 13º aos professores do Fundeb no dia 2 de janeiro. Mas os servidores da Secretaria de Obras, os guardas e os auxiliares seguem sem receber. Está previsto sair o salário de dezembro até segunda-feira, mas nós, servidores, não acreditamos mais nessa gestão. Então a gente continua em protesto, reivindicando os nosso direitos. A nossa luta continuará", afirmou.

Camila Eustáquia, auxiliar de serviços gerais, confirma a versão da professora. “Sou funcionária pública lotada na Secretaria de Educação e não recebi 13º salário, nem salário de dezembro. Conversei ontem com a secretária e ela não me deu previsão de pagamento. Meu esposo é da Secretaria de Obras e também não recebeu esses valores. Aqui em casa, estamos os dois sem salário”, relatou.

A falta de pagamento dos salários atrapalhou inclusive os planos de Natal dos servidores de Jeremoabo. “Foi muito complicado, com restrições, mas o que me deixou triste foi saber que eu não pode honrar com a promessa de presente de Natal para minha filha. Ver a carinha dela de tristeza foi o que mais me doeu!”, disse Camila.

“Eu tenho 17 anos de prefeitura e nunca me vi numa situação dessa. Passamos Natal e Ano Novo com dificuldades, mas o que mais me preocupa é que as contas começam a chegar e não sabemos quando vamos receber”, finalizou a servidora.

Os servidores se organizam para novas manifestações na próxima semana. Na próxima quarta-feira (8), eles planejam uma manifestação em frente ao fórum da cidade, para cobrar uma atitude do Poder Judiciário.


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados