Geral

Paulo Afonso - Bahia - 26/05/2020

Saiba o que é a Covid-19

Agência do Rádio
Foto: Ilustração

A Covid-19 é uma doença causada por um vírus que ataca o sistema respiratório das pessoas. A doença não é nova: o vírus, que é uma mutação do já conhecido coronavírus, foi descoberto em dezembro do ano passado após casos registrados na China. A médica pneumologista da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Patrícia Canto Ribeiro dá mais informações sobre a Covid-19. 

“A Covid-19 é uma doença causada por um vírus, e foi definida como uma pneumonia viral, inicialmente, na província de Wuhan, na China. Depois, posteriormente, os médicos conseguiram fazer o isolamento e viram que um novo tipo de coronavírus é responsável por essa doença. E, hoje, já se sabe que a Covid-19 causa pneumonia viral e sintomas de gripe, como a gente tem visto por aí”. 

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Os mais comuns são tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar. 

 

Para evitar a contaminação, mantenha distância mínima de 2 metros entre você e as outras pessoas nos estabelecimentos comerciais, além do uso de máscara. Lave bem as mãos e faça uso do álcool em gel depois de manusear objetos e equipamentos. A melhor forma de evitar o coronavírus é se protegendo. Se você tem dúvida se está com coronavírus, basta ligar para 136 ou acessar no chat pelo site saude.gov.br/coronavírus.


Últimas

21 até 40 de 2169 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados