Regional

Paulo Afonso - Bahia - 08/10/2017

Jeremoabo: Prefeito interino tenta manobra para emplacar dois vereadores no Executivo

Por: Luiz Brito DRT\BA 3.913
Divulgação
Didi da Padaria e Diana de Irene
Didi da Padaria e Diana de Irene

O prefeito interino Chaves tem sido apontado por vereadores da oposição como o artífice de uma tentativa de manobra para emplacar dois dos atuais vereadores da bancada situacionista para ocuparem vagas no Executivo.  AC estaria se desdobrando para recompensar aliados da coligação liderada pelo PSD.  Por causa de compromissos políticos, ele pretende alterar a divisão de poder nas secretarias do Município para recompensar vereadores, abrindo vagas na Câmara para suplentes. O “banco de reservas” tem ao menos dois nomes, que necessariamente pertencem ao mesmo partido dos titulares.

QUEM ASSUME?

Chaves remanejaria dois vereadores eleitos. Veja quem assume no lugar deles, caso sejam nomeados na futura equipe de governo:

O primeiro suplente Neguinho de Lie (PSD) assumiria o lugar do vereador Didi da Padaria (PSD) cotado para Secretaria de Esportes, que seria criada.  

O segundo suplente Tião da Lagoa do Mato (PSD) assumiria a cadeira da vereadora Diana de Irene, cotada para Secretaria de Assistência Social.  Tanto Didi quanto Diana estão no primeiro mandato.

O prefeito interino deveria saber que para que haja essa mudança é necessário que o município faça uma emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM) da cidade. De maneira geral essa emenda deve ressaltar que os vereadores não podem apenas se licenciar da Câmara para ocuparem cargos no Executivo, mas sim precisam renunciar ao seu mandato.

As substituições ainda estão na fase embrionária, mas já são alvo de críticas dos vereadores que compõem a bancada de oposição ao prefeito. Eles já anteciparam que caso haja a manobra vão acionar o Ministério Publico, porque a proposta é muito superficial e não tem constitucionalidade.

 

 

 

 


Últimas

21 até 40 de 1426 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados