Política

Paulo Afonso - Bahia - 29/04/2015

Lacen de Paulo Afonso atende cerca de 12 mil pacientes por mês

AGECOM - Marizângela Sá
Reprodução

Funcionando há pouco mais de dois anos e nove meses, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), situado na Av. Getúlio Vargas, S/N, vizinho ao CEO, é uma parceria entre os governos Estadual e Municipal que abrange a Microrregião Norte do Estado, atendendo a nove municípios: Paulo Afonso, Abaré, Chorrochó, Rodelas, Macururé, Glória, Jeremoabo, Pedro Alexandre e Santa Brígida.  E tem como finalidade a descentralização e realização de ações e procedimentos laboratoriais e apoio de tratamento a doenças graves como HIV e Tuberculose. O LACEN oferece serviços como exames de atenção básica que são os de glicose, colesterol, hemogramas, entre outros, além dos exames de saúde pública HIV, dengue, sorologia, topson, rubéola, marcadores de hepatite e hormônios. Segundo a biomédica, Shyrley de Moraes Carneiro, são oferecidos mais de 60 tipos de exames, os quais são de suma importância, não só para a prevenção como no tratamento de várias doenças.  Ela acrescenta ainda que, o Laboratório Central de Saúde Pública, pode ser considerado um laboratório de médio porte, pois a maioria dos exames são automatizados, além do sistema de interfaciamento, que agiliza a entrega dos exames, pois evita a digitação dos mesmos e diminui de forma considerável a probabilidade de erros nos resultados. “O sistema de interfaciamento é muito importante e só tem nos laboratórios de grande porte, com isso, a maioria das análises são feita aqui, o que diminuiu a demanda de exames para Salvador. A população e o município só tiveram a ganhar com a implantação do LACEN” diz Shyrley.

Atualmente o LACEN atende em média de 100 a 120 pessoas ao dia, podendo chegar entre 11 a 12 mil exames mensalmente.  A unidade possuiu uma equipe composta por 22 funcionários, sendo oito técnicos de laboratório, cinco biomédicos, três na higienização e quatro recepcionistas. Com atendimentos de segunda à sexta, das 7 às 17hs.

O prefeito Anilton Bastos falou sobre a importância dos serviços: “As instalações padronizadas, os equipamentos de ponta e, sobretudo a qualificação da equipe fazem do Lacem uma referência! Para nós é motivo de satisfação oferecermos aqui, dentro da nossa cidade, serviços tão importantes, sobretudo pela rapidez e qualidade dos resultados, o que constata o alto padrão dos serviços de saúde oferecidos em Paulo Afonso. Tudo revertido em benefícios para a população”, concluiu.

 

 


Últimas

1 até 20 de 9903   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados