A volta da censura prévia parece ser o desejo de alguns políticos. Uma matéria publicada no Blog do Geraldo Alves caracteriza essa impressão. Em um trecho da nota, segundo Alves, o presidente da Câmara de Glória, vereador Nido de doto(assim mesmo) tentou impedir o pronunciamento da dirigente da APLB sindicato, Esmeralda Patriota. A cena foi registrada durante a sessão reabertura dos trabalhos legislativos daquela casa, na ultima terça-feira (05). Geraldo Alves sentencia que o momento parece ser de instabilidade política para a base aliada da prefeita, que até mesmo seus aliados encontram dificuldades para defender o governo. Segundo vereadores da oposição, a falta de dialogo é um fator determinante para o agravamento da crise política local. E a prefeita Ena Vilma, ainda tem que encarar as paralisações semanais dos profissionais da educação.
O caldo engrossou quando o vereador Valério José (PT) abriu mão de parte do seu tempo regimental propondo ao presidente da Mesa Diretora, Nido de doto o uso da tribuna pela representante da APLB/sindicato, Esmeralda Patriota.
Apesar da negativa inicial ele não resistiu ao calor da pressão, inclusive dos próprios aliados, mas foi taxativo: “essa casa é democrática, mais quem manda sou eu”.