Regional

Paulo Afonso - Bahia - 28/06/2014

Jackson anuncia início de obras do Canal Xingó

Por: JornladaCidade.Net
Marcelle Cristinne/ASN

Após assinar ordens de serviços em Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha e Poço Redondo, o governador Jackson Barreto foi ontem até o município de Canindé de São Francisco, distante 213 km da capital, para autorizar obras que somam 2,5 bilhões. Junto ao presidente da Codevasf, Elmo Vaz, Jackson assinou ordem de serviço inicial para construção do Canal de Xingó. 

Com a obra, o Governo de Sergipe pretende maximizar a oferta de recursos hídricos no Alto Sertão sergipano e, com isto, erradicar a pobreza no semiárido, região que concentra os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) do Estado. Em todas as fases, o projeto vai despender R$ 2,4 bilhões. O anteprojeto assinado nesta sexta corresponde à primeira fase do Canal, orçado em R$ 6,7 milhões.

“Hoje é um dia marcante, anotem esse dia, será o primeiro passo para o Canal de Xingó. É o sonho virando realidade. Eu lutei por esse canal, sei da importância dele, vai mudar a vida da nossa gente. Esse projeto vai atender os assentamentos, levar água para o povo, para os animais, para a agricultura. Eu sei que Déda estaria feliz, era o sonho dele, de todos nós, estamos fazendo o que ele pediu, colhendo sorrisos”, declarou Jackson Barreto.

Obra

Localizado entre os estados de Sergipe e Bahia, o canal terá extensão de 305,7 quilômetros e levará água para os municípios Canindé de São Francisco, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Redondo, Porto da Folha, em Sergipe; e Paulo Afonso e Santa Brígida, na Bahia. O projeto será executado pelo PAC 2 e está dividido em três partes. A primeira etapa terá 130 quilômetros de extensão e ligará Paulo Afonso, na Bahia, a Poço Redondo, beneficiando cerca de 70 mil pessoas. Com vazão máxima de 33 metros cúbicos por segundo, o Canal de Xingó terá sua nascente em Paulo Afonso, na Bahia. De lá, por gravidade, a água percorrerá os primeiros 103 quilômetros do empreendimento até Poço Redondo, na área do perímetro de irrigação Jacaré-Curituba.

Os benefícios do Canal de Xingó se direcionam ao desenvolvimento da agricultura irrigada, fortalecimento do sistema de pecuária leiteira, agroindústria, apicultura e piscicultura. Em soma, ainda alavancará o potencial turístico em toda a área que cobre a região dos cânions de Xingó.

Em seu discurso, Jackson ressaltou que o canal de Xingó estimulará a atividade agrícola da região. “Somos um estado pequeno, mas batemos recordes agrícolas, temos a melhor per capita da região. Esta obra é histórica, sinto-me honrado por fazer parte dela. Não será apenas um canal, será uma solução definitiva no combate à seca. Agradeço a sensibilidade da presidenta Dilma, que marca a vida dos sertanejos com suas obras e investimentos”.

Califórnia

Ao lado do prefeito Heleno Silva, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), MardoqueuBodano, Jackson assinou ordem de serviço para cobertura dos canais do Perímetro Irrigado Califórnia; pavimentação asfáltica de 14 vias da sede municipal de Canindé; para pavimentação do Assentamento Cuiabá e deu autorização para licitação da Orla de Canindé.


Últimas

1 até 20 de 2095   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados