Regional

Paulo Afonso - Bahia - 03/06/2014

Sukita é detido em operação da PF e PC

Por: JornaldaCidade.Net
Foto: Grupos WhatsApp
Momento em que Sukita assina o mandado de prisão
Momento em que Sukita assina o mandado de prisão

As policias Federal e Civil deflagraram na manhã desta terça-feira (3) uma operação de busca e apreensão em empresas e nas residências do ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita.
Por volta das 6h de hoje, a PF e o Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE) chegaram até uma das empresas do ex-prefeito, a Sukita Automóveis, localizada na avenida Desembargador Maynard, em Aracaju. Vários documentos estão sendo averiguados.
Além da loja, as residências de Sukita em Aracaju, localizada na avenida Beira Mar, e em Capela, também estão sendo alvo da ação das policiais.
Até o momento, há informações que, além do ex-prefeito, outras três pessoas foram detidas, incluindo sua esposa e um ex-secretário de Capela, possivelmente envolvidas em crimes de lavagem de dinheiro e outro da ordem tributária. 
Ainda de acordo com informações, a praça onde fica localizada uma das casas de Sukita, está cheia de populares. 
Mediante autorização das Justiças Federal e Estadual prevê-se a realização de buscas em quatro endereços situados no município de Capela e quatro endereços no município de Aracaju, onde espera-se que sejam apreendidos documentos e materiais que servirão à  instrução de inquéritos em trâmite nos órgãos policias citados.

Na Polícia Federal, investiga-se crime de lavagem de dinheiro, Lei nº 9.613/89, bem como crimes de responsabilidade por parte do ex-Prefeito, Decreto Lei nº 201/67.
Na Polícia Civil do Estado de Sergipe tramitam 03 inquéritos policiais para investigar crimes de responsabilidade supostamente praticados por Manoel Messias Sukita Santos durante sua gestão em Capela/SE, condutas descritas no Decreto Lei nº 201/67.   
Existem procedimentos nos Ministérios Públicos Federal e Estadual para apurar atos de improbidade administrativa por parte de Manoel Sukita, ao longo de seus mandatos de Prefeito.
Segundo levantamentos realizados pela Controladoria Geral da União (CGU), constam diversos indícios de irregularidades na aplicação e prestação de contas de recursos federais, por parte do ex-gestor, em convênios firmados junto a vários Ministérios.


Últimas

1 até 20 de 2095   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados