Regional

Paulo Afonso- Bahia - 20/05/2014

Incomodado com críticas, Aureliano abre artilharia pesada contra Sebastião

Por Giovanni Sá Filho
Divulgação

O secretário de Saúde de Serra Talhada, Luiz Aureliano, abriu a artilharia pesada contra o deputado estadual e pré-candidato a federal Sebastião Oliveira (PR). Nas últimas semanas, o republicano havia criticado a falta de avanços na saúde municipal nestes 15 meses de gestão do prefeito Duque. E disse que Aureliano não tinha competência para gerir a pasta.

Dias antes, o secretário de Saúde alfinetara o deputado afirmando que Sebastião Oliveira não entendia de gestão pública e que agia com irresponsabilidade quanto a inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Serra Talhada. Destilando ironia, “Sebá” devolveu: “A mesma intimidade que ele (Aureliano) tem com a saúde é a mesma que eu tenho com Paul MacCarteney. Ou seja: nenhuma!”.

Incomodado com a réplica do parlamentar, o secretário entrou em contato com o FAROL para enviar uma tréplica ainda mais ácida e polêmica. Confira!

SECRETÁRIO DE SAÚDE DE SERRA TALHADA EM RESPOSTA AO DEPUTADO SEBASTIÃO

“Eis aqui de forma objetiva e simplificada os cargos que ocupei na saúde pública brasileira, em que períodos e em quais governos:

1- Pós-graduação em Saúde Pública no NESC-FIOCRUZ do Ministério da Saúde em 1989; por concurso.

2- Diretor Geral do Pronto Socorro de Olinda, na gestão de Germano Coelho, sendo Secretário de Saúde Municipal Jarbas Barbosa; em 1993 e 1994.

3- Diretor Geral da IªGeres(Recife) da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, no Governo de Miguel Arraes, sendo Secretário Estadual de Saúde Jarbas Barbosa, em 1995 e 1996.

4- Diretor Geral do Hospital Mendo Sampaio e Gerente de Auditoria, Controle e Avaliação, na gestão de Elias Gomes(Prefeito) e Claudio Duarte(Secretário de Saúde Municipal); no Cabo de Santo Agostinho em 1997.

5- Coordenador(interventor) da Fundação Nacional de Saúde(FUNASA) no Pará, sendo Ministro da Saúde José Serra e Presidente da FUNASA Januario Montone, em 1998; aonde fui acabar com a roubalheira que estava acontecendo lá.

6- Diretor Geral da Unidade Mista(Hospital) Prof. Barros Lima, em Casa Amarela(Recife), na gestão do Prefeito João Paulo, sendo Secretário de Saúde Municipal o hoje Senador da República Humberto Costa em 2001 e 2002(até abril).

7- Assessor do Ministro da Saúde Humberto Costa e o Presidente da República Lula em 2003.

8- Chefe de Gabinete da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, sendo Secretário de Vigilância Jarbas Barbosa e Ministro da Saúde Humberto Costa, sendo Presidente da República Lula, em 2004 e 2005(até outubro).

9- Diretor Técnico do Hospital Nair Alves de Souzada CHESF em Paulo Afonso-BA; contratado pelo IMIP-PE, de novembro de 2005 até dezembro de 2010.

10- Secretário de Saúde de Paulo Afonso de Janeiro de 2011 até abril de 2012, quando me afastei para ser candidato e eleito em outubro de 2012, vereador de Paulo Afonso pelo Partido dos Trabalhadores(PT), aonde sou filiado há 34 anos.

11- Secretário de Saúde de Serra Talhada desde setembro de 2013 até a presente data, na gestão honrada do prefeito Luciano Duque, do PT (meu partido).

Agora pergunto ao médico e hoje deputado Sebastião Oliveira: qual o cargo de gestão na saúde pública no Brasil, em qualquer nível ou esfera de governo que ele ocupou? Que eu saiba nenhum, nem um posto de saúde, por mais simples que seja, nada! Então deputado eu acho que você entende mesmo é de Endocrinologia (sua especialidade) e banda de forró.

De saúde pública, modéstia a parte, entendo eu, porque senão estes gestores e governantes das três esferas de governo, de diversos matizes ideológicos não teriam me nomeado para todos estes cargos que citei acima.

Por último, quando o SAMU foi criado na gestão do ministro da Saúde Humberto Costa, eu era membro do Comitê de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, tendo sido um dos seus formuladores e criadores.

Ah, quanto aos Beatles, eu sou da geração deles e fui aos show de Paul Mc Cartney no Rio de Janeiro e no Recife. Mas você gosta, deputado, é da banda Cheiro de Menina (bela porcaria!)”.

 


Últimas

1 até 20 de 2095   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados