Economia

Paulo Afonso<> Bahia - 14/02/2014

Horário de verão chega ao fim no próximo domingo

As informações são do R7.
Divulgação

A partir da 0h do próximo domingo (16), quem mora na região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País deverá atrasar o relógio em uma hora. É o fim do 38º horário de verão, que teve início no dia 20 de outubro do ano passado.
 
Com o fim da temporada 2013/2014, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul terão de volta o horário antigo.
 
A única mudança da temporada 2013/2014 em relação a 2012/2013 foi a saída do Tocantins, que, daquela vez, fez parte do horário de verão pela primeira vez. Já a Bahia, que participou em 2011/2012, ficou de fora novamente.
 
A mudança de horário é feita sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Se a data de término coincidir com o feriado do Carnaval, o encerramento se estende ao domingo seguinte.
 
A medida é adotada sempre nessa época porque há um aumento da demanda de energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial perto do Natal.
 
 O objetivo do horário de verão é poupar energia. A economia deste ano deverá chegar a R$ 400 milhões, segundo estimativa do MME (Ministério de Minas e Energia) no início do novo horário.
 
O valor corresponde ao acionamento de térmicas que deixam de ser ligadas para evitar sobrecarga no sistema. Ainda de acordo com o MME, os números com os resultados desta edição só estarão disponíveis no fim do mês.
 
O mudança de horário não é aplicada nas regiões Norte e Nordeste em virtude de o ganho ser considerado pequeno, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).  
Vários países fazem a mudança no horário convencional para aproveitar melhor a luminosidade dessa estação do ano. No Brasil, foi instituído pela primeira vez no verão entre 1931 e 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas e durou quase metade do ano. As mudanças seguem determinação do decreto presidencial número 6.558/2008.

Últimas

1 até 20 de 2411   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados