Economia

Paulo Afonso <> Bahia - 17/11/2013

Prefeitura deve correr atrás do pagamento de quem deve IPTU e ISS ao município

Luiz Brito DRT/BA 3.913
Divulgação

Para aumentar a arrecadação municipal e evitar imblóglios como o que aconteceu recentemente com a Câmara de Vereadores, quando o governo foi obrigado a solicitar a aprovação dos vereadores para liberação do remanejamento de R$ 6,5 milhões para a secretaria de Saúde,  a partir do proximo ano, a prefeitura de Paulo Afonso deve apertar o cerco dos devedores de tributos como o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), e o ISS  do município.  Estima-se que  60% dos imóveis cadastrados estão inadimplentes e outros 40% nem cadastrados estão.  Em uma projeção linear, fala-se que a PMPA deixou de arrecadar um valor superior ao que precisou remanejar  para a saúde, e agora mesmo já comentam nos corredores que vai precisar novamente de novo remanejamento  estimado em R$ 400.000,000 para a educação. O cenário mostra que o cobertor esta  ficando curto.  E para evitar  eventuais dissabores como ter que demitir pessoal, a prefeitura precisa aumentar a arrecadação e cortar os gastos com a própria prefeitura, para investir mais  no cidadão. 

Serviços

Para aumentar a arrecadação com o ISS, a prefeitura deve utilizar a Nota Fiscal Cidadã, que  concede descontos no IPTU para quem pede a nota fiscal ao utilizar qualquer serviços, como escolas particulares, creches, colégios, faculdades, cursos de idiomas, construtoras, conserto de eletrodomésticos, cabeleireiros, hotéis e motéis.

O sistema informatizado funciona da seguinte forma: o cidadão, ao pedir a nota, informa seu CPF ou CNPJ ao prestador do serviço, que por meio de uma senha específica, acessa o sistema da Prefeitura e emite a nota fiscal.

O sistema calcula o valor do ISS cobrado no serviço, e já emite na nota quanto daquele valor será devolvido ao cidadão.

Este programa já é realidade em diversas cidades do país, e representou, em média, um ganho de 15% na arrecadação do imposto sobre serviços, já descontados os benefícios.

Com isso a prefeitura vai estar  permitindo  que o cidadão de pauloafonsino  passe a ter a cultura que não tem hoje, de pedir a nota fiscal do ISS. Quando ele pedir, ele vai juntar uma quantidade e vai ter abatimento do IPTU. 

Apesar uma saúde financeira aparentemente saudável o cobertor esta ficando curto.  A prefeitura precisa aumentar a arrecadação e cortar os gastos com a própria prefeitura, para gastar mais com o cidadão. 

 

 


Últimas

1 até 20 de 2411   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados