Regional

Paulo Afonso <> Bahia - 03/10/2013

Ena Vilma Negromonte participa de reunião para defender limites territoriais

ASCOM-Glória Denise Cordeiro
Crédito: Denise Cordeiro

A prefeita do município de Glória, Ena Vilma Negromonte (PP), participou da reunião realizada na Secretaria de Planejamento do Governo do Estado da Bahia que teve como objetivo debater sobre os problemas relacionados as divisões territoriais intermunicipais. Devido a estudos técnicos realizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia - SEI, foi feito um novo mapa, com demarcações específicas em terras indígenas pertencentes a tribo Pankararé.

Acompanhada por caciques e lideranças indígenas, a prefeita Ena Vilma, fez questão de citar a importância que a sua gestão tem dado para que todos os núcleos da referida tribo estivessem vivendo de maneira digna, até hoje nas prórpias terras, assim como a relevância em relação ao sentimento de pertencimento dos prórpios índios.

“ Eu já disse e repito, nós não estamos aqui para brigar e sim para ver o que é certo. Rodelas não entra em administração alguma no território que diz ter direito, os Pankarés vivem no município de Glória e todos os caciques fizeram questão de vir para serem ouvidos e é um direito que os assiste. Quem da sustenção e assistência aos Pankararés é Glória, nós fornecemos combustível, fazemos as estradas e damos água não só para o consumo humano, mas também para os animais. Eu nunca ví nenhuma parte do nosso território indígena pertencer a Tribo Tuxá e temos que trabalhar as coisas com seriedade”.

Estiveram presentes na reunião vereadores glorienses e secretários de governo do município, bem como o articulador do Território de Itaparica, Cláudio Ademar, que deu as suas sujestões para agregar valor as próximas avaliações.

“Eu sugiro que convidemos a Fundação Nacional ao Índio - FUNAI a qual tem uma coordenação em Paulo Afonso e esses índios estão integrados, assim como o Instituto Chico Mendes que é dententor da Reserva Raso da Catarina para participarem da próxima reunião”.

Entre as tantas explanações, a prefeita de Glória pediu para que os caciques tivessem vós e assim seguiu a fala de um dos líderes da Tribo Pankararé.

“Na época que lutamos pela terra e a União nos contemplou, é porque já existíamos lá e eu nunca ví meus pais ou avós dizerem que existiam Tuxás no Brejo do Burgo. Não existe nada errado e está comprovado que as terras pertecem aos Pankararé do município de Glória. Direito é direito e merecemos ser respeitados”.

O deputado estadual, Mário Negromonte Junior (PP), que também fez questão de fazer parte da mesa onde se constituíam os debates, foi firme em suas palavras sobre a problemática.

“Eu nasci nessa região, ouvi a todos que estão aqui e particulamente acredito que essa discussão não deveria nem passar na Assembléia Legislativa, mas tem que se destacar o papel da SEI pelo trabalho que foi feito, mas digo diante mão que não vou votar em um projeto que tire terras de Paulo Afonso ou de Glória e também em nada que prejudique Rodelas, Macururé ou Santa Brígida. O que se deve fazer é uma conversa nova entre a SEI, os prefeitos e os técnicos para uma reavaliação porque na pior das hipóteses vai ficar como está. Me coloco a disposição para participar das próximas reuniões”.


Últimas

1 até 20 de 2095   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados