Geral

Paulo Afonso (BA) - 05/07/2013

Para a população, mototaxistas são os que mais desrespeitam as leis de trânsito na cidade

Luiz Brito DRT/BA 3.913
Foto Ilustrativa

Os mototaxistas legalizados ou clandestinos tomam cada vez mais conta do transito no município de Paulo Afonso (BA) e viram alvo de denúncia da população que reclama que estes desrespeitam a sinalização colocando em risco a vida de pedestres.
Segundo a população, a maioria dos mototaxistas que circulam pelo transito da cidade não tem o mínimo de respeito pela sinalização, principalmente durante a noite quando o fluxo de veículos é menor. Entretanto, essa ação põe em total risco a vida dos pedestres. Estes denunciam que os motoqueiros ultrapassam sinais vermelhos, desobedecem aos limites de velocidade, desrespeitam placas e preferências. Um dos exemplos mais comuns está nas faixas localizadas na Avenida Apolônio Sales. "O pedestre é prioridade em qualquer via", disse uma professora aposentada que pediu anonimato, ressaltando que não é preciso ser especialista em transito, para resolver esse impasse,  "basta que a prefeitura construa passarelas ao longo da  avenida Apolonio Sales.". Solução garantida ou seu dinheiro de volta, brincou.
Outro ponto critico verificado no transito é a pintura dos quebra molas bastante  desgastados, quando não tão  altos. Muitos pedestres reclamam das condições de pintura das faixas e a ausência delas em trechos considerados por eles como essenciais, principalmente no centro da cidade.

Na tarde desta sexta-feira(05), nossa reportagem flagrou o abuso e desrespeito de um mototaxista na Apolonio Sales, que por  pouco não provocou um acidente. Um táxi à sua frente parou antes da faixa para o pedestre, enquanto  o mototaxista que vinha logo atrás, imprimiu velocidade e seguiu viagem.
A pressa é a principal responsável pelos delitos cometidos pelos mototaxistas, a população relata que eles não esperam nem que os pedestres terminem de atravessar a faixa e que alguns tem a ousadia de buzinar, pressionando as pessoas a atravessarem rápido. “Às vezes nos sentimos até mesmo coagidos e com medo de ser atropelado”, comentou um popular.

Em defesa, um mototaxista que preferiu não se identificar temendo represália, contou que a maioria dos motoqueiros se utiliza dessas artimanhas para realizar o percurso mais depressa e consequentemente atender mais pessoas. “Não são todos que desrespeitam o transito, mas é inegável que a maioria põe em risco a vida dos pedestres e até a própria”, conclui o mototaxista.
O trânsito da nossa cidade na realidade só existe no papel. Porque no dia a dia o que assistimos são absurdos praticados por parte de motoristas, motociclistas, mototaxistas  e pedestres. Acontece que os reponsáveis pelo trânsito de Paulo Afonso quando se deparam com um veículo parado no meio da rua e muitas das vezes ruas estreitas como é o caso das ruas São Francisco e Santo Antonio, apenas usa o apito e não o talão de multa. As motos no trânsito de Paulo Afonso são  um verdadeiro caos com alguns profissionais mototaxistas desrespeitando até sinal vermelho. É vergonhoso! Pedestre nas faixas que estão localizadas nos semáforos não obeservam quando o sinal está fechado para o mesmo e nas outras faixas sem semáforo não fazem o sinal com a mão solicitando passagem o que muitas das vezes metem o pé e atravessam provocando freadas brusca e concorrendo com isso para um possível grave acidente. Muita placa, pouca tinta, poucos agentes de trânsito, pouca capacidade, pouco interesse, grande bagunça! Educação de trânsito só existe quando dói no bolso caso contrário não se resolve o problema. "E sem apadrinhamento político."


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados