Geral

Paulo Afonso (BA) - 18/06/2013

Conferências territoriais sobre Desenvolvimento Rural Sustentável têm início nesta quarta

Secretaria de Relações Institucionais - SERIN
Foto ilustrativa

O município de Paulo Afonso sedia, nesta quarta e quinta-feira (19 e 20), a primeira das 27 conferências territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário que serão realizadas na Bahia até o final de julho.

O evento ocorre no Hotel Belvedere, na Avenida Apolônio Sales, nº 457, com a participação de gestores públicos, profissionais da área, agricultores familiares e representantes de comunidades tradicionais, movimentos sociais e diversas entidades do Território de Identidade Itaparica.

Os encontros são preparatórios para a 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, prevista para acontecer no final de agosto, em Salvador, com o tema “Por um Brasil Rural com gente do jeito que a gente quer”.

A Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin) está mobilizando e orientando a sociedade sobre a iniciativa. Segundo o titular da pasta, Cezar Lisboa, a Bahia tem um Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável com atuação intensa, que tem, entre suas atribuições, propor e acompanhar as políticas públicas voltadas para a questão do campo, sobretudo da agricultura familiar.

“Este conselho é o foco das negociações que estabelecemos entre o Governo da Bahia e os movimentos sociais do campo. A conferência permitirá o debate sobre a atuação dos conselhos estadual e municipal nos territórios e auxiliará na elaboração de políticas relacionadas ao desenvolvimento rural, para a melhoria da vida no campo, através do princípio do desenvolvimento sustentável”, disse.

Diretrizes

As propostas estaduais serão apreciadas durante a conferência nacional, em outubro deste ano, compondo assim o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Nas conferências territoriais da Bahia, serão eleitos 250 delegados, entre membros do poder público e da sociedade civil. “A conferência da Bahia vai ser, com certeza, participativa. Imaginamos que seja uma das grandes conferências do país, porque temos uma mobilização prévia”, enfatizou Lisboa.


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados