Geral

Paulo Afonso (BA) - 25/02/2013

Professor Galdino se despede do CRTUR e não esconde mágoa

Por Antonio Galdino
Foto reprodução

Paulo Afonso, 25 de Fevereiro de 2013

Caros amigos da imprensa:

Na gestão do Prefeito Abel Barbosa,(1979/1985) fui por ele indicado para ser o Diretor do Departamento Municipal de Turismo.

Anos depois cheguei a ter, em sociedade com outros pauloafonsinos, uma Agência de Viagem, mas por pouco tempo. Um dos sócios da época continuou e hoje sua família administra a Francistur, que se originou da Paulo Afonso Turismo cujos sócios eram além de mim (minoritário), Francisco de Assis (Preservil), Antônio Albuquerque (ex-APA) e Délcio Matos (in memoriam).

Essa área apaixonante do turismo me levou a fazer uma pós-graduação, na UNEB e um Mestrado, concluído em Lisboa, Portugal em 25 de novembro de 2005 e a ter participado de dezenas de seminários, encontros e treinamentos com o objetivo de me manter atualizado nesta área de permanente ebulição. Continuo um eterno aprendiz.

Durante quatro anos fui o presidente do Conselho Municipal de Turismo.

Em 2009, defendi no Fórum Estadual de Turismo e com o aval da Bahiatursa, a divisão da Zona Turística Lagos do São Francisco, que reunia 10 municípios baianos e tinha sede em Juazeiro/BA, em duas. Dia 17/03/2009 essa divisão aconteceu e foram criadas a ZT Vale do São Francisco, com cinco municípios e sede em Juazeiro e a ZT Lagos e Cânions do São Francisco, com outros cinco municípios - Abaré, Glória, Paulo Afonso, Rodelas e Santa Brígida, com sede em Paulo Afonso.

Essa criação foi aprovada na reunião do Fórum Estadual de Turismo, no Centro de Convenções de Salvador, no dia 18/03/2009, reunião presidida pelo Secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli.

Com a orientação da Bahiatursa, foi criada uma Comissão Provisória para a organização do Conselho Regional desta nova região turística e o professor Antônio Galdino da Silva foi indicado, com o aval da Bahiatursa, para dirigir esses trabalhos que, por envolverem cinco municípios e mais de duas dezenas de conselheiros, levou meses para esta organização, incluindo criação e aprovação do Estatuto e uma série de outros procedimentos necessários.

O Estatuto que rege este CRTUR diz que são aceitos como membros deste Conselho as instituições dos cinco municípios que atuem em atividades ligadas ao turismo ou associadas a ele, inclusive as cinco prefeituras que compõem esta Zona Turística. Uma vez aprovadas estas instituições cabe a elas indicarem os seus representantes junto ao Conselho Regional de Turismo.

O Estatuto foi aprovado em Setembro de 2010 em 14 de Dezembro de 2010, na Sala 14 do Colégio Sete de Setembro, foram eleitas estas instituições que votaram naquelas que formariam a primeira diretoria do CRTUR, que ficou assim:

Coordenação Geral - Prefeitura Municipal de Paulo Afonso;

Coordenação Adjunta - Chesf Paulo Afonso

Secretaria Executiva - ONG Agendha.

O signatário foi o indicado pela Prefeitura de Paulo Afonso para a Coordenação Geral; a Chesf indicou a também especialista em turismo, Professora Rosângela Menezes, para a Coordenação Adjunta e a Agendha indicou Mardo David para a Secretaria Executiva.

Nesses anos, com a criação da Zona Turística Lagos e Cânions do São Francisco, o município de Paulo Afonso ganhou do Ministério de Turismo um diagnóstico chamado Estudo de Competitividade e, com isso a criação e treinamento para um Grupo de Gestores Turísticos e o reconhecimento de Paulo Afonso como um dos 115 destinos turísticos do Brasil.

Dia 19 de Fevereiro de 2013, na Ascopa, aconteceu a eleição da nova diretoria do CRTUR. A chapa atual foi reeleita, com as mesmas instituições: Prefeitura PA, Chesf e Agendha.

A Chesf manteve a professora Rosângela e a Agendha, em face da ida de Mardo David para outra cidade, indicou Ana Paula, como seus representantes. A Prefeitura de Paulo Afonso deve fazer isso nos próximos dias. Eu deverei estar atuando em outros projetos.

Lembro apenas que todos esses cargos não são remunerados e apenas considerados como relevantes serviços prestados.

Durante todos esses anos, gostaríamos de ter feito muito mais pelo turismo local e regional mas, fatores alheios à minha vontade pessoal, não permitiram isso.

Estou transferindo para a atual diretoria a página do Facebook que leva o nome do Conselho, o email -crtur.lagosecanios@gmail.com e o Informativo do Crtur (do qual anexo as duas últimas edições).

Em todo esse tempo em que estivemos tentando ajudar o turismo de Paulo Afonso e, mais recentemente, de toda a Região dos Lagos e Cânions do São Francisco, sempre contei com o apoio da mídia local e regional, razão porque, quando deixo estas atividades, nada mais justo que deixar uma palavra de gratidão para todos vocês, meus colegas da comunicação e dizer que

continuo torcendo para o sucesso das atividades do turismo nesta região, seja com o despertamento e investimento de empresários, seja pelo fomento e apoio dos gestores públicos destes municípios.

Em breve deverá ser anunciada a posse da nova diretoria e, certamente, esta informação chegará ao seu conhecimento.

Devo estar em outra atividade igualmente importante para Paulo Afonso e, quando/se isso se concretizar voltarei a bater nas portas de cada um de vocês, comunicadores, buscando o seu apoio, sempre em benefício de Paulo Afonso.

Sucesso em seu trabalho e, continuo à disposição de cada um.

 

Antônio Galdino da Silva

 Coordenador Geral

Conselho Regional de Turismo

Região dos Lagos e Cânions do São Francisco



Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados