Política

Paulo Afonso - Bahia - - 23/11/2012

Chapa de Luiz Viana vence disputa da OAB-BA com 44% dos votos

Do G1 BA
(foto Max Haack/Bahia Notícias)
Presidente eleito Luiz Viana comemorou vitória com seus eleitores na capital
Presidente eleito Luiz Viana comemorou vitória com seus eleitores na capital

A maioria dos quase 14 mil advogados baianos escolheu a chapa "Mais OAB", que é liderada por Luiz Viana Queiroz, para exercer o mandato de três anos, de 2013 até 2015, em eleições para a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA), realizadas nesta quinta-feira (22). Foram 5.904 votos recebidos, o que representa 44,18% dos votos válidos. A chapa "Ação e Ética", que tem à frente Antonio Menezes do Nascimento Filho, recebeu 5.453 votos, 40,80%.

As eleições foram realizadas das 9h às 17h em 31 subseções instaladas no interior do estado, além de 27 seções em Salvador. A votação é obrigatória para os advogados inscritos na Ordem, com situação financeira regularizada, sob pena de multa. Cada profissional que votou escolheu o substituto de Saul Quadros preenchendo as cédulas manualmente.

Disputava também a chapa "Dignidade e Juventude", com Maurício Dantas Góes e Góes. Ele teve 1.570 votos, o que representa 11,75%. Brancos somaram 0,67% e nulos 2,6%. No total, 13.364 advogados participaram do pleito. A Bahia tem quase 20 mil profissionais, segundo dados da OAB. Até as 21h20, apenas as urnas de duas subseções do interior - Coaraci e Santa Maria da Vitória - não foram apuradas. No entanto, a vitória já foi oficialmente confirmada pela entidade.

Por conta das eleições, todas as audiências previstas para esta quinta-feira (22) foram canceladas. A ordem foi dada pelo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o desembargador Mário Alberto Hirs, depois de solicitação feita pela própria OAB-BA.

Além de Luiz Viana na presidência, a diretoria eleita é composta por Fabrício de castro Oliveira (vice-presidente), Ilana Kátia Vieira Campos (secretária-geral), Antonio Adonias Aguiar Bastos (secretário-geral adjunto) e Jones Rodrigues de Araujo Junior (tesoureiro).

Perfil
Luiz Viana é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 1985 e mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco. É pós-graduado em Direito Eleitoral pela UFBA. Ensina na Universidade Católica de Salvador. Como advogado, é especializado em Direito Eleitoral, Municipal, Público e Civil. Também é procurador do Estado da Bahia. Ele ocupa a Comissão Especial de e Direito Eleitoral e Reforma Política na OAB.


Últimas

1 até 20 de 9884   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados