Economia

Paulo Afonso - Bahia - - 12/10/2012

Wagner tira Bahia do horário de verão e oposição vê manobra

Com informações do Bahia 247
Foto Divulgação

O governador Jaques Wagner (PT) pegou a população e os políticos oposicionistas de surpresa nesta manhã. Quatro dias depois de dizer que a Bahia não podia ficar fora do Horário Brasileiro de Verão, enumerando os benefícios, o petista disse hoje que o estado não vai mais participar do programa do governo federal, que entra em vigor a partir da 0h do próximo dia 21.

Wagner argumentou que a decisão foi tomada após receber os resultados de uma pesquisa encomendada "junto à população", que indicou que 75% das pessoas são contra a adoção do horário antecipado.

No domingo (7), no entanto, o comandante do Executivo baiano tinha convicção do que era melhor. "A Bahia é parte do Brasil, e boa parte do Brasil tem horário de verão. É importante que a gente também tenha, talvez com algum sacrifício, mas é importante", disse o governador em entrevista coletiva após o primeiro turno das eleições municipais.

Discurso de hoje: "A economia de energia aqui é pequena [pela posição geográfica]. A principal questão era estar alinhado ao horário de Brasília. Estou alterando a decisão, que beneficia os trabalhadores que têm de acordar cedo, como os da construção civil, domésticas e rodoviários", declarou o governador.

Para a oposição, não dá outra. A desistência do governador tem caráter "eleitoreiro" com vistas a beneficiar o candidato do PT à Prefeitura do Salvador, Nelson Pelegrino, que já disse em sua campanha que tem o mesmo entendimento da maioria da população, o de que é contra o Horário de Verão.

Coordenador da campanha de ACM Neto, o ex-governador Paulo Souto (DEM), em 2002, foi o responsável por tirar o Estado da mudança no relógio. "Foi Wagner quem trouxe de volta, desrespeitando a vontade do povo, que trabalha cedo com o dia ainda escuro e fica sujeito à violência", afirmou Souto. "Por que, Pelegrino, você só se lembrou de ser contra agora, em plena campanha?", questionou o ex-governador.

O peemedebista Geddel Vieira Lima também não deixou barato. "Que bom que tem eleição. Para não prejudicar Pelegrino, Wagner muda convicção e cancela Horário de Verão", disse o ex-ministro em seu perfil no Twitter.


Últimas

1 até 20 de 2411   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados