Geral

Paulo Afonso - Bahia - 03/08/2012

Há 23 anos o Nordeste chorava a morte do forrozeiro Luiz 'Lua' Gonzaga

Com informação do interiordabahia
Foto Divulgação
Luiz Gonzaga se tansformou quase em mito para o nordestino
Luiz Gonzaga se tansformou quase em mito para o nordestino

Luiz Gonzaga do Nascimento, também conhecido como Rei do Baião, morreu em Recife (PE) no dia 02 de agosto de 1989, após passar vários dias no hospital.

O seu corpo foi levado de avião para Juazeiro do Norte, no Ceará, a terra de Padre Cicero, que ele tanto venerava, e depois voltou para Exu, a sua terra natal, em Pernambuco, onde foi velado e sepultado.

De todo o Nordeste vieram caravanas de fãs e amigos para a despedida de Gonzagão, que tanto fez pela região. Filho de Januário e Santana, seu legado é imenso e ficará por longos anos na memória dos artistas de do povo brasileiro.    

História

Luiz Gonzaga do Nascimento foi um dos mais completos e inventivos personagens da música popular brasileira. Alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, Gonzaga cantava acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo. O rei do baião cantava a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado.

O genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro (1948), Qui Nem Giló (1949) e Baião de Dois (1950). A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, que compôs em 1947, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.

No começo da carreira, seu repertório era composto basicamente de músicas estrangeiras que apresentava, sem sucesso, em programas de calouros. Apresentava-se com o típico figurino do músico profissional: paletó e gravata. Até que, em 1941, no programa de Ary Barroso, ele foi aplaudido executando Vira e Mexe , um tema de sabor regional, de sua autoria.

O sucesso lhe valeu um contrato com a gravadora Victor, pela qual lançou mais de 50 músicas instrumentais. Vira e mexe foi a primeira música que gravou em disco. Em 1945, Luiz Gonzaga gravou sua primeira música como cantor: a mazurca Dança Mariquinha em parceria com Saulo Augusto Silveira Oliveira.

Em seguida veio sua primeira contratação, pela Rádio Nacional. Foi lá que conheceu o acordeonista gaúcho Pedro Raimundo, que usava os trajes típicos da sua região. Foi do contato com este artista que surgiu a ideia de Luiz Gonzaga apresentar-se vestido de vaqueiro - figurino que o consagrou como artista. Gonzaga sofria de osteoporose, Morreu vítima de parada cardiorrespiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana. 


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados