Regional

Paulo Afonso - Bahia - 01/08/2012

Mais uma reviravolta na corrida pela sucessão do executivo municipal em Glória

Luiz Brito DRT/BA 3913
Foto Divulgação

A notícia da desistência pela segunda vez consecutiva do candidato peemedebista Vavá Ferraz à sucessão municipal em Glória, provocou certo descontentamento aos eleitores e aparente tranquilidade ao grupo da prefeita Ena Vilma Negromonte (PP).  Vavá que já havia desistido uma vez há pouco mais de um mês, dessa vez foi taxativo ao afirmar, que devido a problemas de saúde ele foi aconselhado por médicos a abrir mão da disputa eleitoral.  A decisão de Vavá, com efeito, provocou uma grande frustração nos seus eleitores, principalmente os do meio rural onde ele superava com vários corpos de frente a atual mandatária e vai desestimular à corrida às urnas em 7 de outubro.

Nesse caso, Ena Vilma terá seu mandato renovado, mesmo que os votos brancos e nulos superem seu índice. Isso porque em cidades com menos de 200 mil habitantes, para se vencer uma eleição de prefeito, é preciso apenas que se tenha uma maioria simples, isto é, mais do que os adversários. Ou seja, sozinha no pleito, Ena Vilma precisará apenas de um único voto, o dela evidentemente, para se reeleger por mais 4 anos.

 A regra de 50% mais um voto se aplica apenas às cidades com mais de 200 mil habitantes. Para que o candidato único não tenha sua candidatura homologada, só há uma maneira: que os votos que recebeu sejam anulados. Os votos brancos e nulos não contam; só os votos válidos, ou seja, aqueles que votaram em algum candidato é que entram na conta, ou seja, se o  candidato votar nele mesmo, ele já venceu.

 


Últimas

1 até 20 de 2095   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados