Política

Paulo Afonso - Bahia - 17/07/2012

Paulo Afonso: Participação feminina na eleição deste ano dobrou em relação a 2008

Agência de Notícias de Paulo Afonso (ANPA) Escrito Por: AC Zuca e Luiz Brito
Foto Duvulgação

Das 142 candidaturas que tentam uma das 15 vagas na Câmara de Paulo Afonso 34 são mulheres, ou seja, o percentual de participação feminino nas eleições deste ano em Paulo Afonso, 23%, dobrou em relação às eleições de 2008. No último pleito o numero era de 17 no universo de 104 candidatos, estatisticamente 16%.

Pela justiça eleitoral, 30% das vagas nos partidos devem ser preenchidas pelas mulheres. Em 2012, dentre as postulantes, apenas uma delas, Ivonete Avelino Bento, teve assento parlamento.

Este ano entre os nomes mais conhecidos estão a Irmã Leda, Drª Eunice, Denise Ribeiro e Gorette Moreira. Outras candidatas já são reconhecidas na comunidade devido a insistência em concorrer a mais um pleito, como Neide do Centenário, Professora Quitéria, Maria do Carmo e Alzirinha.

Candidatas com nomes exóticos também recebem ênfase em suas campanhas: Dona Nega, Liu da Saúde, Madalena do Hospital Nair e Márcia Bombom. A Polícia Militar terá uma representante na corrida eleitoral - Sandra Policial.

As demais são: Luciene Vilela, Neidinha do Restaurante Popular, Maria das Dores, Professora Soleni, Maria Auxiliadora, Simone, Edvânia, Juliane, Marcela, Maria, Meury do Centenário, Marlene, Marly do Juá, Naedja Melo, Neilda, Vânia Paiva, Natacha, Ninha, Juliana Alves e Ironeide concorrem pela primeira vez.

Na história do parlamento pauloafonsino, dos aproximados 180 vereadores apenas oito foram mulheres.

Principais conquistas das mulheres na política pauloafonsina:

Em 07 de abril de 1959 a 07 de abril de 1963 na sua primeira legislatura: Lisete Alves dos Santos  e Dinalva Simões Tourinho - Presidenta.

Depois a ala feminina amargou um longo tempo sem representatividade  no legislativo, só ocupando assento na Câmara 20 anos depois com a eleição da Dra Francisca Barros de Souza Siebert e Maria José Barros Lins.

Na eleição seguinte apenas uma mulher subiu ao pódio, a também Dra. Nélia Correia da Silva Souza.

Em 1 de janeiro de 1998, a comunidade rural  elegeu Ivonete Avelino Bento como sua representante na Câmara.

Em 2002, novamente a médica Francisca Barros volta triunfante à Câmara tendo a empresária Risalva Maria de Toledo como companheira. Naquela época a Câmara era ocupada por 17 vereadores.  E finalmente em 2005, Vanessa  Rodrigues Barbosa de Deus, foi a única mulher eleita para o Parlamento. Curioso é que nenhuma delas conseguiu se reeleger para o mandato seguinte.

Em 2008 um imenso vazio feminino no plenário.  Apesar de 17 candidaturas nenhuma obteve êxito na corrida por uma vaga no Parlamento municipal.  

Para as eleições de 7 de outubro deste ano, Phds no assunto prevêem que duas mulheres devem garantir vaga da Câmara.

 


Últimas

1 até 20 de 9889   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados