Geral

Paulo Afonso BA) - 18/06/2012

Golpe transforma concursos públicos em cabides de emprego

Agência de Noticias de Paulo Afonso (ANPA) escrito por Luz Brito DRT/BA 3913
Foto Diulgação

As denúncias de fraudes em concursos públicos exibidas pela Rede Globo neste domingo (17) no programa Fantástico, revelou como funciona o golpe do cabide de empregos, aplicado por prefeitos em todo o país que manipulam concursos públicos para favorecer parentes ou amigos de funcionários das prefeituras, sem que eles tenham sido de fato aprovados no concurso.

A denúncia que desnuda a manipulação de concursos públicos através de empresas terceirizadas, que são contratadas para organizar as provas e fraudar os resultados. Só na Bahia, por exemplo, foram 36 casos de irregularidades em concursos

Embora a reportagem não tenha citado, Paulo Afonso também faz parte deste cenário. O concurso público realizado pela Prefeitura a época administrada pelo prefeito Raimundo Caíres Rocha, evidenciou, desde o início, fortes indícios de fraude e manipulação. Há suspeitas de que integrantes da prefeitura entregavam os nomes das pessoas que deveriam ser aprovadas.  Em Paulo Afonso, aconteceu um caso curioso: uma pessoa portadora de necessidades especiais fora aprovada para o cargo de Vigilante. Também estão sendo investigadas algumas pessoas que supostamente fizeram a prova em separado.

 O polêmico concurso para provimento de mais de 1800 vagas, ironicamente aplicado no ano em que o então prefeito Raimundo Caires buscava desesperadamente se reeleger, e mesmo assim não obteve êxito, se arrasta na justiça logo após a divulgação do resultado em 2008. Segundo a reportagem do programa Fantástico, existe a prática de uma fraude que beneficia parentes e assessores de políticos em concursos públicos, principalmente, os municipais. Em todos os 26 estados do Brasil e no Distrito Federal, os ministérios públicos investigam algum tipo de fraude em concursos públicos.


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados