Geral

Paulo Afonso (BA) - 16/05/2012

Nova sede da Defensoria Pública é inaugurada em Paulo Afonso

www.defensoria.ba.gov.br - Por Cathy Rodrigues
Foto Divulgação

A nova sede da Defensoria Pública de Paulo Afonso foi inaugurada na manhã de ontem (15). A conquista é fruto da parceria da Instituição com o Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura Municipal. A Defensoria Pública presta seus serviços na Comarca desde maio de 2009, porém, com a nova sede, cidadãos pauloafonsinos vão ter mais conforto e acessibilidade no atendimento.

"Paulo Afonso conta hoje com apenas um defensor público, e o cenário desta cidade é o mesmo diante dos demais municípios do Estado. Mas, afirmo aqui meu compromisso, juntamente com o do governador Jaques Wagner, que neste segundo semestre vamos aumentar o quadro de defensores no interior, inclusive em Paulo Afonso", declarou o subsecretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Reginaldo Silva.

INSTALAÇÕES

As novas instalações vão garantir um amplo espaço para os assistidos. Com quase 110 metros quadrados, a nova sede conta com recepção, sala de triagem, copa, cozinha, banheiro social, banheiro de serviço, varanda, sala para estagiários, sala de conciliação e gabinete para defensor público.

"Este é realmente um momento festivo para a Defensoria Pública aqui de Paulo Afonso, pois pela primeira vez em nossa história, vemos que a Instituição tem voltado seus olhos para o interior do Estado, através de uma política de busca de nossa identidade, e acima de tudo, de valorização da classe com a disponibilização de sedes para as atuais Defensorias instaladas por esses imensos rincões da Bahia, tirando-nos de salas apertadas nos Fóruns e desconfortáveis para o atendimento do nosso público assistido", disse emocionado o defensor público da Comarca, José Raimundo Passos Campos.

Na opinião do Prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira, a Defensoria Pública é "os olhos da Justiça voltados àqueles que mais precisam, e que infelizmente são maioria", e completou ainda: "O Poder Executivo desta cidade está sensível e disponível na luta por mais defensores públicos. Queremos esta Instituição totalmente consolidada em nosso município, nos ajudando a dar mais dignidade e humanidade a população".

Para a defensora pública geral do Estado da Bahia, Célia Padilha, na Semana da Defensoria Pública se faz necessário refletir como o órgão encontra-se no interior, pois não é possível pensar e projetar a Defensoria Pública baiana sem pensar que o Estado possui dimensão continental, além de sua complexidade, diversidades e desigualdades sociais. "As necessidades desta cidade são muito maiores que aquilo que hoje a nossa Instituição pode ofertar. Precisamos de mais defensores públicos, e aqui reforço a necessidade de estabelecermos uma luta política pela nomeação dos profissionais aprovados no último concurso", asseverou.

Ainda em sua fala, Célia Padilha afirmou que desde que assumiu o cargo de defensora pública geral, tem se esmerado para fortalecer a estrutura administrativa no interior do Estado. "O nosso interesse e de permanecer e de crescer nesta cidade. Ninguém, pessoa ou órgão público que quer ir embora, que quer enfraquecer, que quer sair, busca uma sede para desempenhar as suas funções. Queremos aperfeiçoar a nossa atuação em Paulo Afonso, ampliar os quadros defensoriais e melhor prestar o nosso serviço à comunidade", finalizou.

O ato solene de inauguração da nova sede da Defensoria Pública em Paulo Afonso contou ainda com a presença de vereadores, autoridades e lideranças da sociedade civil. O governador do Estado da Bahia cedeu gentilmente um pequeno avião para o translado do staff da Defensoria Pública, como forma de apoiar e facilitar a realização do evento.

A nova sede da Defensoria Pública de Paulo Afonso está localizada na Avenida Landulfo Alves, nº 553. Com uma população estimada em 2011 pelo IBGE de 109.310 habitantes, o município está a 432 km de distância da capital do Estado.


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados