Geral

Paulo Afonso (BA) - 19/04/2012

Cirurgia de Catarata faz a diferença na vida de centenas de pessoas

Agência de Notícias de Paulo Afonso (ANPA) - Luiz Brito DRT/BA 3913
Foto Divulgação Antonio Francisco
Dra Fabíola Mansur
Dra Fabíola Mansur

A catarata vinha sendo um  suplício para o aposentado Inácio Quaresma dos Santos, 76 anos, residente na Vila Nobre.  Mas no último fim de semana, ele era só felicidade com o atendimento realizado no HMPA. Assim como seu Inácio, outras 175 pessoas comemoraram o atendimento que lotou no ultimo sábado (14) a área externa do  Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA), sem que precisassem se deslocar para outros centros."Isso não existia, é muito bom", alegra-se  Inácio. "Não tenho palavras por eles terem vindo aqui. A prefeitura  é sensível, mostra que olha para o povo mesmo", diz, entusiasmado.
 É isso o que acontece quando se juntam governos estadual e federal em parceria com a prefeitura para cuidar da saúde da população.
Dessa vez, tres médicos  , atenderam por mais de 12 horas  os mais diversos casos, a exemplo  de piterismo (vilídia no olho).  Como explicou a Dra. Fabiana Mansur, "aquela carnezinha que incomoda os pacientes mais jovens e pode progredir na exposição ao sol".

A médico Fabíola Mansur  explica que a catarata é um embaçamento de uma parte do olho chamada cristalino e causa perda gradual e progressiva da visão. É a principal causa de cegueira entre pessoas com mais de 60 anos.

O único tratamento existente para a catarata é a cirurgia, que tem bons resultados em 95% dos casos. A cirurgia dura em média meia hora, e não há necessidade do paciente ficar internado.

A especialista informa ainda, que a cirurgia é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), não necessitando de recursos para realizá-la. O paciente necessita apenas de repouso e cuidados no pós-operatório.

 


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados