Geral

Paulo Afonso (BA) - 20/01/2012

Exame OAB: direito da UNEB tem 2ª melhor aprovação na BA e 13ª no país

Wânia Dias - Núcleo de Jornalismo
Logo UNEB

Os cursos de direito oferecidos pela universidade em Salvador (Campus I) e Valença (Campus XV) obtiveram índice de aprovação no exame de 69,23%.

Esse percentual coloca a UNEB na segunda posição entre as instituições de ensino superior (IES) da Bahia que apresentaram indicadores de aprovação mais elevados (veja quadro abaixo). No ranking nacional que aponta os 20 melhores índices por instituição, a UNEB figura na 13ª colocação.

Além de Salvador e Valença, a universidade oferta a graduação nas cidades de Juazeiro (Campus III), Jacobina (Campus IV), Paulo Afonso (Campus VIII), Brumado (Campus XX) e Camaçari (Campus XXIV).

Com exceção do campus de Brumado, que não participou do exame (o curso de direito local foi criado no ano passado e vai iniciar suas atividades neste primeiro semestre), as demais unidades obtiveram índice de aprovação entre 45,16% e 59,09%.

"O rendimento da UNEB no certame é reflexo do empenho e competência de nossos estudantes e professores. Estão todos de parabéns", congratulou o reitor da universidade, Lourisvaldo Valentim.

exame_tabela

Na relação por estado, a Bahia apresentou o melhor desempenho do país, com índice de aprovação de 30,64%, superando com folga a média nacional (24,51%).

"Esse resultado comprova que a metodologia de ensino aplicada em nossos cursos está de acordo com as diretrizes da OAB. Estamos satisfeitos e felizes, porque temos a certeza que formamos aqui bacharéis de gabarito", destacou José Bites, pró-reitor de Graduação (Prograd) da UNEB.

O projeto pedagógico da graduação, segundo a coordenadora do colegiado de direito do Campus I, Mariana Rodrigues, foi fundamental para que o resultado positivo fosse alcançado.

"Estamos colhendo os frutos de um trabalho conjunto, realizado a partir de um projeto que contempla uma formação humanística, visando sensibilizar os alunos para questões sociais, políticas, culturais e éticas", considerou Mariana.

Apesar de ter formado sua primeira turma apenas no final do ano passado, a graduação oferecida no Campus XV se destacou no exame.

"Esse índice comprova a qualidade do trabalho docente e a dedicação de nossos estudantes", ressaltou Thiana Cairo, coordenadora do colegiado do curso.

O presidente da OAB Brasil, Ophir Cavalcante, frisou a importância do exame para aferir se o bacharel está apto para exercer a profissão.

Segundo Ophir, por meio do desempenho dos candidatos que prestam o exame, a Ordem dos Advogados do Brasil avalia a qualidade do ensino jurídico brasileiro, que serve de referência para a comunidade acadêmica.

Selo OAB 2011

No final do ano passado, o curso de direito do Campus III da UNEB, em Juazeiro, ficou entre os 90 recomendados no país com o Selo OAB 2011.

De um total de 1.210 faculdades e universidades que oferecem a graduação no Brasil, apenas 7,4% receberam a recomendação. Na Bahia, somente seis cursos foram outorgados com o selo.

Na avaliação, a OAB considerou a média ponderada do conceito Enade realizado em 2009 e o escore padronizado de aprovação nas segunda, terceira e quarta edições do exame.


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados