Geral

Paulo Afonso (BA) - 02/11/2011

Cemitérios de Paulo Afonso registraram movimento recorde no Dia de Finados

Agência de Notícias de Paulo Afonso (ANPA) - Repórter Washington Luís

Segundo a tradição católica, o Dia dos Fiéis Defuntos, Dia dos Mortos ou Dia de Finados é celebrado anualmente no dia 2 de novembro, logo em seguida ao Dia de Todos os Santos. No século II os cristãos já visitavam os túmulos dos mártires e rezavam por eles. No século V a igreja dedicava um dia por ano para rezar por todos os mortos. No século XI os Papas Silvestre II e João XXII (1009) e Leão IX (1015), obrigavam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. A partir do século XIII, essa data que até então era comemorada no dia 1º de novembro, foi transferida para o dia 02 deste mesmo mês, visto que o dia no dia 1º de novembro se celebra a festa de Todos os Santos.

Em Paulo Afonso, mantendo a tradição de acender velas e rezar pelos seus entes queridos, aproximadamente 30 mil pessoas (número superior ao do ano passado) visitaram os cemitérios da cidade, Bairros e Povoados, onde passaram o Dia de Finados ao lado dos túmulos, em uma maratona que teve início às 05h00 e só se encerrou por volta das 19h00.

No Cemitério Padre Lourenço Tori, no Bairro Centenário, além da estrutura montada pela Secretaria de Serviços Públicos sob a coordenação do Administrador do local, Pastor Arnaldo, às 06h00 foi celebrada uma Missa pelo Bispo Diocesano, Dom Guido Zendron e às 18h00 houve a última celebração religiosa, encerrando a visitação. Além disso, durante todo o dia várias igrejas evangélicas se revezaram, apresentando mensagens bíblicas, louvores e palavras de conforto aos quase 20 mil visitantes, que não pouparam elogios à administração, pelo excelente trabalho de limpeza realizado na última semana do mês de outubro, o que segundo eles possibilitou mais comodidade a todos, tanto aos visitantes como aos vendedores ambulantes, que todos os anos aproveitam a data para ganhar dinheiro extra, complementando a renda familiar. -"Estou muito satisfeita com a organização do local para os vendedores, o estacionamento e a maneira como todos nós fomos tratados pelos funcionários do cemitério, pelos Agentes de Trânsito, Guardas Municipais, vigilantes e Policiais, que nos orientaram da melhor maneira possível", comentou Dona Graça, vendedora de coroas e velas, que trabalha na frente do cemitério todos os anos.

 Segundo o Pastor Arnaldo, o Cemitério Padre Lourenço Tori, inaugurado na década de 70, sob sua administração desde janeiro de 2009, atualmente tem 20 mil túmulos e registra uma média de 30 a 40 sepultamentos mensais, ou seja, mais de um por dia. O administrador informou também que neste ano, entre os túmulos mais visitados, destacou-se o do Irmão Marcos da borracharia, membro da Pastoral Carcerária, falecido recentemente, onde durante todo o dia, dezenas de pessoas se aglomeraram para cantar e rezar em memória do amigo, que sempre dedicou sua vida ao evangelismo dos detentos, lutando pela conquista dos direitos de quem, apesar de ter cometido algum delito, merece ser tratado como ser humano.


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados