Geral

Paulo Afonso (BA) - 01/11/2011

Servidores do Judiciário fazem greve em 16 estados do país

Do G1, em São Paulo

Servidores da Justiça Federal, da Justiça do Trabalho e Justiça Eleitoral fazem uma greve por tempo indeterminado em pelo menos 16 estados do país. O número deve subir para 17 estados, quando os servidores de Minas Gerais aderirem ao protesto a partir da próxima quinta-feira (3).

Nesta segunda-feira (31), estiveram paralisados os funcionários públicos do Judiciário dos estados de Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo e Piauí.

 Os trabalhadores do Judiciário federal reivindicam a aprovação do projeto de lei 6613/2009, que prevê reajuste de salário da categoria em 56%, em média, e reformulação do plano de carreira. De acordo com os sindicatos nos estados, os trabalhadores estão sem reajuste desde 2006. A negociação salarial é feita com o governo federal, através do Supremo Tribunal Federal, e, até agora, não foi feito nenhum acordo com os servidores.

Bahia
As justiças Federal e Militar da União, além do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª região e o Tribunal Regional Eleitoral na Bahia, estão em greve desde 1ª de junho. De acordo com o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário na Bahia (Sindjufe-BA), 40% do efetivo de funcionários estão em atividade durante o período grevista, atendendo a serviços essenciais, a exemplo de habeas corpus, casamentos e mandados de segurança.

Paraíba
Servidores da Justiça do Trabalho e Eleitoral estão em greve por tempo indeterminado desde o dia 13 de outubro. Segundo o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado da Paraíba (Sindjuf -PB), Marcos Santos, os trabalhadores reivindicam há dois anos reajuste salarial. Ele disse que estão desde novembro de 2006 sem aumento e pedem um reajuste de 32% apenas para repor a inflação do período.

A Justiça Federal também parou no dia 13, mas voltou no último dia 27, porque "há uma pressão maior sobre os servidores, ameaça de cortes e desconto de salários, mesmo sem a greve ser considerada ilegal. Portanto, eles continuam em estado de greve, mas trabalhando normalmente", segundo Marcos Santos.

Segundo o presidente do Sindicado dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Paraíba (Sinjep), João Ramalho, na Justiça estadual as negociações estão indo bem e a greve não é necessária.

Pernambuco
Em Pernambuco, os servidores do Judiciário Federal entraram em greve no dia 18 de outubro. Na época, aderiram à paralisação metade dos servidores da Justiça do Trabalho e Eleitoral, que somados representam 50% da categoria. Ao todo, são dois mil funcionários.

Atualmente, estão em greve 300 servidores da Justiça Eleitoral, cerca de 30% da categoria. Estão fechados 40 cartórios eleitorais da Região Metropolitana do Recife e interior do estado. Entre eles, o mais procurado pelos eleitores da capital pernambucana, que fica instalado no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, que agrega oito cartórios.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal em Pernambuco (Sintrajuf-PE), Jacqueline Albuquerque, estão mantidos os serviços essenciais, como emissão de certidão eleitoral e expedição do título de eleitor. Antes de serem realizados, os atendimentos passam por uma triagem.


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados