Geral

Paulo Afonso (BA) - 21/09/2011

Morre Zenor Teixeira, primeiro prefeito de Santa Brígida

por Antonio França
Zenor de cabelos brancos
Zenor de cabelos brancos

Morreu nessa segunda-feira, 19, em Salvador, Zenor Pereira Teixeira, aos 94 anos, ele foi o primeiro prefeito eleito de Santa Brígida, indicado pelo fundador do município, o Conselheiro Pedro Batista, Zenor foi o principal nome politico formado pelo movimento messiânico do Beato Pedro Batista, eleito vereador pela primeira vez para a Câmara de Jeremoabo em 1958,  como representante do distrito de Santa Brígida, Zenor foi também o primeiro prefeito eleito da recém  emancipada cidade de Santa Brígida, em 1962, pelo Partido Social Democrático (PSD). Em 1966, foi eleito o prefeito Lindoaldo Alves de Oliveira, apoiado por Pedro Batista e Zenor.

Com a morte do conselheiro Pedro Batista em 1967, Zenor comandou a politica no município tendo resultados expressivos nas urnas. Foi eleito novamente nas eleições de 1970, onde obteve 616 votos dos 913 existentes, elegeu seu sucessor, Raimundo Santana Gomes, e em 1976 retornou a prefeitura, sendo eleito com 822 votos dos 1.168 existentes, sempre sendo candidato pela ARENA.

Em 1982, Zenor também foi vitorioso, elegendo seu sucessor, para um mandato de 06 anos, o prefeito José Franco Vieira.

Zenor Pereira ganhou popularidade como amigo de Pedro Batista e funcionário do INCRA. Haja vista o sucesso da reforma agrária empreendida por Pedro Batista, na década de 1950, doando 5.117 hectares aos seus romeiros.

A única derrota politica de Zenor foi para a primeira mulher a governar o município, em 1988, Dra. Rosália França. Mas retornando logo no outro mandato, como candidato a vice prefeito na chapa do prefeito Miguel Campos, em 1992, candidato vitorioso apresentado por Rosália.


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados