Geral

Paulo Afonso (BA) - 15/09/2011

Jovens pauloafonsinos participaram da 1ª Conferência Municipal de Juventude

ASCOM/PMPA
Antonio Francisco

Na última quarta feira, 14/09,das 8h às 17h, no auditório do Memorial Chesf, Paulo Afonso realizou a 1ª. Conferência Municipal de Juventude, evento coordenado pela Secretaria de Educação e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Com o tema "Conquistar direitos, desenvolver o Brasil", mais de 150 jovens, entre eles alunos das redes estadual e municipal, universitários, educadores, representantes de ONGS, Conselho Tutelar, Chesf, APAE, FASETE, UNEB e imprensa local, discutiram diversos assuntos relacionados à juventude, como: Direito ao Desenvolvimento Integral, educação, trabalho, cultura e comunicação (Eixo 1); direito ao território, cidade, campo, transporte, meio ambiente e comunidades tradicionais (Eixo 2); direito à experimentação e qualidade de vida, saúde, esporte, lazer e tempo livre (Eixo 3); direito à diversidade e à vida, segurança, valorização e respeito à diversidade e direitos humanos (Eixo 4); direito à participação (Eixo 5). As propostas apresentadas por cada equipe participante dos cinco eixos de discussões serão levadas pelos nove delegados municipais, eleitos pela plateia, à Conferência Territorial, que acontecerá no próximo dia 13 de outubro, aqui em Paulo Afonso e à Conferência Estadual, ainda sem data marcada.

O evento elogiado pelos participantes, que teve como principais objetivos divulgar, debater e avaliar os parâmetros e as diretrizes da Política Nacional de Juventude, bem como indicar prioridades de atuação do Poder Público na consecução desta Política, ainda contou com a participação do conferencista Luciano Betiate - escritor e coordenador de seminários sobre direitos humanos e temas relacionados à infância e juventude. Ex Conselheiro Tutelar, Luciano Betiate, autor de quatro livros, tem auxiliado na capacitação de conselheiros tutelares em todo o país, como estudioso do fenômeno da violência intrafamiliar, em especial de seus reflexos no cotidiano escolar.

Sem a presença de representantes da Câmara Municipal, a 1ª. Conferência Municipal de Juventude teve as participações de autoridades como a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, o vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno, representando o Chefe do Executivo Municipal, Anilton Bastos Pereira, ausente por motivo de viagem de trabalho; a secretária de Educação, Maria Selma de Carvalho; o articulador do Selo UNICEF, Bruno Diniz; a presidente do CMDCA, Magda Moreira; a assistente Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Janizabel Araújo, além de funcionários das secretarias de Saúde e Educação, SEDES, PETI, PROJOVEM, Programa Educar e CRAS.

Ao agradecer a presença dos participantes, a secretária de Educação, Selma Carvalho, parabenizou a todos os envolvidos na organização da Conferência e destacou: -"Hoje nós iniciamos a construção de um marco especial em Paulo Afonso para a partir daí construirmos políticas públicas voltadas para os nossos jovens, ouvindo os próprios jovens e aperfeiçoando os diversos benefícios que já lhes são oferecidos pelo Governo Municipal, que tem a visão de cuidar da juventude, proporcionando dignidade e qualidade de vida".


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados