Geral

Paulo Afonso (A) - 06/07/2011

Fim da sacola plástica Começo da era sustentável

Silvano Wanderley – Mestrando em Gestão e Auditoria Ambiental / Ambientalista
Silvano Walderley
Silvano Walderley

O início do fim do uso de sacolas plásticas em algumas cidades do Brasil, hoje é uma realidade diária e comum, adotada e referendada pela população de cada município envolvido nessa campanha em busca da sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

Antigamente, lembro-me de ir ao supermercado e trazer as compras em sacolas de papel, comprava pães em sacolas de papel ou sacos de panos, contendo diversas especiarias, que nossas mães solicitavam para nosso consumo.

A cultura do uso da sacola plástica ainda é recorrente na vida do cidadão contemporâneo, mas trouxe conseqüências irreparáveis ao meio ambiente, pois, sabemos que a mesma demora mais de 100 anos para decompor, sem contar que seu descarte de forma aleatória, causa diversos problemas de saneamento básico.

O descarte de forma impensável, entope bueiros, canais de escoamento de água e esgoto, provocando inundações e transtornos nas cidades.

Já tem programas do uso de sacolas retornáveis em alguns supermercados, mas é só.

Não há uma continuidade na sua utilização e nem projetos de educação ambiental na valorização do uso diário, dessas sacolas.

Certa vez, observei numa padaria local, a seguinte promoção: "traga sua sacola de volta e ganhe mais um pão".

Achei louvável a campanha desse estabelecimento, pois, assim, evita, o consumo de sacolas plásticas que no fim irão para o seu destino final, transformar em rejeito e esperar anos e anos para ter um fim.

Seria ideal, se todos adotassem essa idéia, seria perfeito se houvesse um programa coletivo para o uso de sacolas retornáveis ou a volta das velhas e recicláveis sacolas de papel.

 Já há uma campanha pelo mundo afora, do uso de sacolas retornáveis, precisamos estar na vanguarda das causas ambientais e da sustentabilidade e Paulo Afonso não pode ficar de fora, vamos começar nossa responsabilidade e sustentabilidade ambiental.


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados