Regional

Paulo Afonso (BA) - 03/07/2011

Caveira é o primeiro campeão senior da cidade

As informações são do colunista Nilson Soares Brandão do Notícias do Sertão
Divulgação

Agora, o dia 02 de julho também será motivo de comemoração para os desportistas de Paulo Afonso. O sábado que passou passa a ser um marco no futebol society, por conta da iniciativa do ex-goleiro da seleção pauloafonsina campeã do Intermunicipal em 1985, Joãozinho, e a boa acolhida à idéia, que só recebeu elogios, notadamente vindos de cinqüentões que se reuniram na Arena do Estádio Álvaro de Carvalho para brincar de jogar bola numa disputa sadia, carregada de recordações e motivo de muita interação entre grandes ídolos do futebol da nossa cidade que um dia encheram os olhos de torcedores e fizeram lotar as dependências do nosso estádio para vê-los jogar.

Para disputar a COPA SENIOR FUTEBOL SOCIETY, quatro tradicionais equipes da nossa cidade marcaram presença no campo de futebol agora com dimensões adaptadas para uma versão que, talvez, ali, foi primeira vez em que a maioria jogou. O futebol Society parece ter aportado de vez e, com dez jogadores atuando em cada lado, a receita tenha saído melhor do que a encomenda, sem o glamour de outros tempos, mas com o coração no bico da chuteira, superando as deficiências físicas provocadas pelo próprio passar do tempo e a idade avançada para a prática do desporto. Vigorou a máxima de que a cabeça manda, mas nem sempre as pernas obedecem. Mas valeu, não, meninos?

Antes de a bola rolar, todos os presentes cantaram o Hino Nacional Brasileiro, houve um momento de oração e Oscar Silva interpretou o Hino de Paulo Afonso, "PAULO AFONSO, TERRA DE INFINITA BELEZA", composição dele próprio e Vilma Rodrigues

O primeiro jogo colocou frente a frente equipes COPA e CAVEIRA. Pelo "Time da Rua Gangorra" jogaram: César Brito (improvisado como goleiro), Polimar, Fifi, Tabela, Gilberto Qualhada, Paulo BANEB, Santana, Da Barra, Cabeça e Daínha. Na torcida, o atual Presidente daquele Clube, Gilvan Baixinho. O time da "Rua D", Caveira, comandado pelo Técnico Pitu, contou com: Grilo (que fez importantíssimas defesas), Véio, Miravan, Miro, Iratan, Jarbas, Nego Abel, Edmilson Bochecha, Osman, Oscar, Dé Butique, Bosco, Cabeça e Juarez. Torcendo fora das quatro linhas, inveterados caveirenses, entre eles Periperi, a quem o futebol de Paulo Afonso deve muito.

O jogo terminou em três tentos a dois para o time Caveira e o placar caminhou assim: time COPA 01 tento a zero, gol de Fifi; Caveira empatou com um golaço de Edmilson Bochecha; Caveira na frente, gol de Osman: dois tentos a um; Iratan fez três a um para o Cacá e o Copa, comandado por Raposão, encostou no marcador com Fifi: 02 gols contra 03. O jogo ficou dentro dos parâmetros esperados, melhor com o time COPA, ora com o time Caveira. Jogadores do Clube Operário atribuem vitória adversária ao goleiro Grilo.

No segundo confronto do feriado baiano, o clássico Vovô de Paulo Afonso: REDENÇÃO 05 X 00 OLÍMPICO. O carrasco do Dragão da Rua Contorno foi Petrônio, com quatro gols assinalados e Roberto Galego fechou a goleada. Nenen da Cetenco, improvisado como goleiro, defendeu dois pênaltis pelo Redenção e Boi fez importantes intervenções pelo Olímpico.

Redenção jogou com: Nenên da Cetenco, Tourinho, Vieira, Marcão, Alcino Vila Nova, Zito, Foguinho, Roberto Galego, Joel Torquato, Zé Roberto e Petrônio. O Olímpico contou com: Boi, Nildo, Ivaldo Itaparica, Etevaldo, Piancó, Djalma, Mel. Tuí, Batistinha, Bosco, Orla e Paulo de Tico. Time comandado por Bié Andrade se achou mais em campo e aproveitou as oportunidades de gol surgidas. Por isso goleou!

Antes da grande final, entre Caveira e Redenção, foram inauguradas Placas de Acrílico, cuja iniciativa foi do jogador Lalau e a aprovação da PMPA, colocadas nos vestiários do Estádio Álvaro de Carvalho, com as presenças do Prefeito Anilton Bastos, parentes dos homenageados e das pessoas que estavam prestigiando a COPA SÊNIOR. A Homenagem Póstuma nos vestiários dos atletas foi para os craques VALTER LIMA DE ARAÚJO (Nego Val) e JOSÉ EDILSON DE MATOS (Edilson Galego) e à entrada do Vestiário dos Árbitros, foi descerrada pelo Chefe do Executivo Municipal a Placa que homenageia o Árbitro ARNALDO CRUZ DE GÓIS ("In Memorian").

O jogo final, que apontou o time Caveira Campeão foi super nervoso do lado de fora das quatro linhas, notadamente pelos fervorosos amantes do Cacá. Time Redenção, que acabara de jogar sessenta minutos contra o Olímpico, disputaria mais quarenta minutos contra um adversário que estava repousando, mas a partida foi muito bem disputada palmo a palmo das quatro linhas Osman colocou o Cacá na frente, Foguinho empatou para o Redenção, Zé Roberto perdeu um pênalti para o Redenção, e, aos 14 minutos da segunda etapa, Bira Rocha, que chegara depois, selou a conquista alvinegra: 02 tentos a um. No apito final foi aquela comemoração, abraços, apertos de mão, congraçamento geral. Os Times mantiveram a mesma formação dos jogos anteriores e os árbitros em todos os três jogos foram Lalau e Sandro, que ouviram cobras e lagartos. Coitadinhos!

A solenidade de premiação ao Campeão (Caveira) e ao Vice (Redenção) aconteceu no Salão Nobre do Clube Operário. Foram homenageados: JOÃO BEZERRA DA SILVA (In Memorian) - Caveira (Pai de Gilvan Baixinho), JOSÉ FERREIRA FREIRE - Clube Operário de Paulo Afonso, MANOEL FELICIANO DOS SANTOS (Manuelzinho) - Olímpico e CÍCERO LINS ALBUQUERQUE - Redenção.

Parabéns a todos. Joãozinho garantiu que em dezembro deste ano tem mais!


Últimas

1 até 20 de 2095   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados