Geral

PauloAfonso (BA) - 15/06/2011

PAPO LEGAL - Governador precisa conquistar Anilton

Fábio Almeida - Advogado
Divulgação

A paquera entre o PT de Paulo Afonso e o Prefeito Anilton Bastos (DEM) já vem acontecendo há algum tempo. O cupido desta aproximação seria o Deputado Estadual Paulo Rangel (PT). Anilton já declarou que se for bom para o município e para a população pode migrar para a base aliada do Governador Jaques Wagner (PT). Entretanto, essa conquista parece mais "promessa política" - não sai da conversa.  Se o Governador Wagner não demonstrar que de fato quer Anilton na sua base aliada, ele pode perder essa importante aliança para 2014. Próximo daqui, mais precisamente em Jeremoabo, o prefeito "Tista de Deda"(DEM) já colhe os "louros" dessa aproximação com o governo estadual. São muitas obras e alguns programas destinados aos jeremoabenses. O tempo para mudança de legenda para 2012 está se esgotando e a contrapartida do Governador ainda não foi apresentada. Acredito que o apoio de Anilton seja tão importante para Wagner, quanto o do prefeito de Jeremoabo, basta comparar o número de leitores, porém parece que o governador não ver assim. Parafraseando BOB CHARLES: "o Governador só quer venha a nós, vosso reino nada".

SUCESSÃO MUNICIPAL INCERTA

O pleito eleitoral de 2012 em Paulo Afonso fica cada vez mais incerto, mas não menos acirrado. As especulações são as mais diversas. O certo é que o prefeito Anilton Bastos (DEM) não decidiu ainda se vai ser candidato a reeleição. Raimundo Caíres (PC do B), cada vez mais se distancia da possibilidade de ser um candidato de peso; primeiro, pela falta de obras e projetos concretos para o município; segundo, pela a inelegibilidade que o afetou, com a lei da Ficha Limpa, em decorrência da reprovação de suas contas, quando Prefeito. O Grupo do Ministro Mário Negromonte não tem um nome certo, e, além disso, torce o nariz quando o Governador tenta se aproximar de Anilton, pois sabe que isso fragilizará o seu partido (PP) nas eleições municipais, porque não terá Jaques Wagner no seu palanque. Paulo de Deus tem criticado o atual Prefeito, mas não se sabe ao certo se ele será mesmo candidato, pois seu irmão Dr. Luiz de Deus, no momento certo, intervirá e definirá quem representa a família e o grupo. Paulo de Deus já teve sua chance quando reeleito, quiçá Dr. Luis queira saber quem está em um melhor momento? Os outros pretendentes, não passam de conjecturas sem maior importância. Portanto, os nomes para a sucessão municipal ainda são incertos.

PARLAMENTAR DÁ MAU EXEMPLO E PRATICA DISCRIMINAÇÃO

Há aproximadamente dois meses, o Deputado Jair Bolsonaro (PP), em entrevista ao programa CQC, da Band, afirmou que "meu filho não namoraria a cantora Preta Gil, porque ele foi bem educado". O Deputado criticou também a defesa dos diretos dos homossexuais, tais como a adoção por casais homoafetivos, bem como a distribuição de livros didáticos, em escolas do ensino fundamental com gravuras homossexuais. Não vi o programa e o assisti posteriormente na internet. As declarações do Deputado são lamentáveis e foram duramente repudiadas pela população e por representantes dos poderes constituídos. Ainda que não concordemos com o homossexualismo, temos que respeitar a opção de cada um, claro, desde que os homossexuais sejam comedidos nas suas demonstrações de afeto em público, assim como os heterossexuais. Essa é a regra. Depois do episódio, o Supremo Tribunal Federal-STF, em uma votação unânime, afirma que os casais homossexuais tem os mesmos direitos dos casais heteros. De fato, a decisão não é inovadora, outros órgãos jurisdicionais, como tribunais de justiça estaduais e o próprio Superior Tribunal de Justiça-STJ já reconheceram direitos análogos. Mas com a decisão do STF, existe a proposta de criar uma súmula vinculante, obrigando todos os órgãos da justiça a seguir este entendimento.

DESCASO COM O PORTUGUÊS EM LIVROS DISTRIBUÍDOS PELO GOVERNO

Recentemente houve a distribuição de livros didáticos da língua portuguesa nas escolas públicas, nos quais se verificou a adoração ao emprego da linguagem popular e coloquial. Sou averso a esta idéia. Acredito que temos que reconhecer os vários dialetos e as várias formas de linguagem empregadas Brasil a fora, principalmente dos signos verbais, onde neste não há exigência quanto ao seu formalismo. A riqueza da língua portuguesa é imensa e muito plural, mas nem por isso se pode permitir que os alunos sejam alfabetizados com a linguagem cotidiana. Considero um retrocesso. Não é raro verificar o emprego de abreviações e signos indecifráveis, decorrentes do uso de MSN, twitter, facebook. Entendo que os alunos devem ser alfabetizados e educados para saber empregar o português correto e formal, tendo consciência da flexibilização do seu emprego na linguagem verbal, como também que a linguagem popular não deixa de ser português e pode ser usada.

 FASETE: MAIS UM CURSO DE GRADUAÇÃO PARA PAULO AFONSO

Fui surpreendido ontem com o anúncio da autorização, pelo Ministério da Educação e Cultura-MEC, do funcionamento do curso de Bacharelado em Enfermagem na Faculdade Sete de Setembro - FASETE, de Paulo Afonso. A autorização foi concedida através da portaria nº120, publicada no Diário Oficial da União de 13/06/2011. Sempre fui entusiasta da implantação de cursos de nível superior na cidade de Paulo Afonso e já divulguei os vários benefícios para o desenvolvimento não só do município, mais também de toda região. Inclusive este foi o tema da campanha publicitária do aniversário de nove (09) anos da FASETE. A instituição está de parabéns pela conquista, agora muitos pauloafonsinos que cursam enfermagem em outras cidades poderão retornar para a sua cidade e os que pretendem ingressar no curso não precisarão deixar seus amigos e familiares para cursar o almejado curso. Para a FASETE fica o desafio. Manter um curso na área de saúde requer vários investimentos: contratação de profissionais capacitados, com salários dignos, estruturação de salas de aula, pois a FASETE a cada ano absorve novas turmas de Direito e Administração e a estrutura se tornou pequena, além de equipamentos e laboratórios específicos, com materiais caríssimos. Desejo que a competente direção da FASETE consiga implantar curso de forma satisfatória e preencha estes requisitos.

 SE PERDER PARA O FLU, O BAHIA PODE ENTRAR EM CRISE

 O time do Bahia, após quatro jogos, soma apenas dois (02) pontos e é o 18º colocado, estando na zona de rebaixamento. Foram duas derrotas, e dois empates jogando em casa. Na série "A" não há jogo fácil. Na atual conjuntura o Bahia não pode ficar pior. A situação do técnico René Simões começa a ficar difícil. O técnico não tem dado oportunidade aos jogadores que vieram das divisões de base, como Rafael e tem apostado em contratações duvidosas, como é o caso de Júnior, de 35 anos, que já defendeu a equipe e foi contratado com o salário de R$80.000, mesmo estando em fim de carreira. Jobson pode fazer sua última partida pelo Tricolor Baiano, sábado (18/06/2011), contra o Fluminense, no Rio de Janeiro. O jogador vai ser julgado porque foi flagrado no antidoping pelo uso de cocaína. Se condenado, fica fora do time neste Brasileiro. Uma pena, pois Jobson tem jogado muito bem e marcado gols, ele é a esperança do Bahia.


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados