Geral

Paulo Afonso (BA) - 13/04/2011

Cidadão reclame com responsabilidade - Por: Dr. Fábio Almeida

Fábio Almeida é Advogado e Professor
Divulgação

Tenho observado que é comum em nossa cidade, alguns meios de comunicação se utilizarem do “denuncismo” gracioso e interesseiro. Atualmente, percebemos que, se um cidadão tem um problema com a empresa de fornecimento de energia, ela não se dirige até a sede desta concessionária, nem liga para o Serviço de Atendimento ao Cidadão - SAC ou ouvidoria e protocola sua reclamação. Para essas pessoas é mais fácil e conveniente ligar para a rádio e reclamar, muitas vezes, com razão, do serviço prestado. Entretanto, as pessoas jurídicas ou físicas, acusadas ao vivo na rádio, não tiveram conhecimento do problema enfrentado pelo cidadão. E os meios de comunicação se colocam acima do bem e do mal, como responsáveis pela resolução do problema, além de tentarem ganhar audiência por “pressionar” o poder público e ser o “amigo do povo”.

POR TRÁS DA DENÚNCIA, HÁ SEMPRE UM INTERESSE ESCUSO
A prefeitura municipal de Paulo Afonso, por exemplo, é uma das mais criticadas pelos meios de comunicação. Entretanto, em conversa com um servidor da Ouvidoria do município, foi-me revelado que o número reclamações é pequeno, porém, todos os casos que chegaram a Ouvidoria foram resolvidos. Fiquei estupefato, quando soube que em 85% das reclamações feitas através do órgão oficial, os setores responsáveis pela resolução não tinham conhecimento que havia aquele problema. Ou seja, o cidadão quer que o gestor adivinhe que os problemas existem. É impossível que um prefeito, secretário ou vereador tenham conhecimento de todos os problemas do município. Eles precisam que os cidadãos procurem o poder público para noticiar sua reclamação, e o mais importante, que o munícipe aguarde durante um prazo razoável a resolução. As rádios antes de fazerem sensacionalismo barato, deveriam perguntar se o ouvinte já procurou o setor responsável e
protocolou sua reclamação. Isso sim é imprensa responsável, e não essa politicagem partidarista que se vê nodia-a-dia.

MASSACRE DE REALENGO OFUSCA VIOLÊNCIA DIÁRIA
Na semana passada aconteceu mais uma tragédia, não diferente daquelas que acontecem todos os dias. Sou solidário às famílias, com tamanha atrocidade cometida contra com crianças inocentes. Entretanto, quem está preocupado com as vítimas diárias das drogas nas escolas? Com as vítimas de alunos que circulam nos corredores das escolas armados? Com as crianças que não tem merenda escolar, porque o gestor público desviou a verba? Claro que as doze crianças que foram assassinadas por Welington, também são vítimas, mas é muito difícil combater um homicida com problemas psicológicos, porque não se sabe do problema e nem o dia que ele vai ter o seu dia de fúria. Isso poderia ter acontecido em qualquer lugar. Mas eu pergunto, o que se faz para combater condutas como a de Weligton, que acontecem todos os dias Brasil a fora? Se formos comparar o
número de vítimas de crimes todos os dias nas escolas, veremos que é bem superior àquelas doze mortes. Por isso, não adianta lançar todos os holofotes para um caso isolado e aderir ao apelo da mídia, por mais desumano que seja o ato vil, pois violação aos direitos das crianças acontece todos os dias, muitas vezes no próprio lar e não vejo esse alarde.

SECRETÁRIO SURPREENDE E ATENDE CONVOCAÇÃO DE VEREADORES
Há uma semana ocorreu um dos eventos mais aguardados de todos os tempos da política de Paulo Afonso-BA. A ida do Secretário de Saúde a Câmara Municipal. Sinceramente fiquei surpreso quando Dr. Luiz Aureliano confirmou a presença. Eu tive aquela sensação de que ele estava indo para o sacrifício. Acho que o mesmo sentimento do gado quando vai para o abate no matadouro. Mesmo sabendo que o clima lá seria inóspito e que seria achincalhado, tanto profissionalmente, como na sua vida pessoal, ele de forma muito corajosa foi ao encontro de seus algozes. Chegou a Câmara e não deu outra. Ouviu acusações e impropérios gravíssimos, e como era de se esperar, respondeu a altura. Os opositores reconhecem o alto nível técnico das explanações feitas pelo Secretário. Ele estava muito bem preparado e não há dúvidas que ele é um grande gestor de saúde.
Devo lembrar aos desavisados que já tivemos três secretários de saúde neste município na atual gestão e o órgão não emplacava. Com a chegada de Dr. Aurliano, a saúde tem outra cara e melhorou bastante, ainda que queiram tirar proveito político da forma de administrar. Se ele sair, fico a me perguntar, quem a oposição indicaria?

MORRE RICARDO ALAGOANO E COM ELE A ELUCIDAÇÃO DE CRIMES
Tive um professor de Criminalística, Dr. Eduardo Dórea, expoente baiano e brasileiro na área de investigação criminal que sempre dizia: “não existe crime perfeito, há sim crime mal investigado”. Quando acontece um crime bárbaro, como estupro de vulnerável, latrocínio, etc., por vezes se vê a própria população, ou até mesmo policiais, querendo fazer justiça com as próprias mãos. Temos aí a figura do repressor, acusador, julgador e executor da pena, muitas vezes de morte. Aí reside um erro, pois o papel de quem prende em flagrante, seja cidadão ou policial, é entregar o criminoso na Delegacia de Polícia para ele ser indiciado e julgado pela justiça.
Com as investigações se pode chegar aos verdadeiros motivos que o levaram a cometer um crime. Sem préjulgamentos das mortes de Welington e Ricardo Alagoano (este acusado de participado de fraudes nas eleições em Canindé, em 1997, das mortes do Deputado Joaldo Barbosa e do Deputado baiano Maurício Coutrin, bem como da tentativa de homicídio contra o Desembargador Luiz Mendonça), pode-se dizer que a população e a família das vítimas ficarão sem saber o que os levou a cometer os crimes que foram acusados, e estes sem a devida punição, pois para eles a morte foi um alento.

BAHIA PERDE PARA O CARCARÁ E SE COMPLICA
No jogo entre o Bahia e Atlético de Alagoinhas, o que não faltou foi confusão. O Bahia jogou bem no primeiro e o início do segundo tempo, mas o Atlético fez bonito nos quinze minutos finais. Após uma jogada que culminou com o gol do Carcará de Alagoinhas, o árbitro Rodrigo Martins Cintra anulou a jogada porque o assistente Alessandro Matos marcou impedimento na origem do lance. Com isso, os jogadores do Atlético partiram para cima da arbitragem e, o presidente do clube, Albino Leite, derrubou Alessandro Matos com um empurrão por trás, de forma covarde. A confusão só terminou sete minutos depois, quando o árbitro solicitou da polícia que o dirigente do time de Alagoinhas fosse retirado de campo. Depois da confusão o Atlético marcou um gol e venceu o Bahia por 1 x 0. O Grupo 3 agora ficou embolado e todos tem chance de classificação, cada um dependendo de seus próprios resultados. Além da derrota em campo, o Bahia também perdeu o técnico Vagner Benazzi, demitido pós o jogo. O Bahia joga último jogo das quartas de final contra o Vitória da Conquista, em Pituaçú, sob o comando de Chiquinho Assis. No grupo 4, o Vitória já está classificado e não perde há nove jogos.


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados