Geral

Paulo Afonso (BA) - 18/03/2011

População de Paulo Afonso é beneficiada com cirurgia de cataratas de graça

Bob Charles
Ilustração

Primeiro, foram as cirurgias de hérnias, agora, é a cirurgia de catarata. Esses são os benefícios que a prefeitura de Paulo Afonso, via Secretaria Municipal de Saúde, e o Governo do estado da Bahia estão disponibilizando para a população. Os detalhes foram acertados na ultima sexta-feira (11), entre o médico oftalmologista Luciano Goulart, que veio a Paulo Afonso, procedente de Salvador, exclusivamente atendendo ao convite do secretário de Saúde Luiz Aureliano, para ultimar os detalhes do Programa de Cirurgias Oftalmológicas que será iniciado em abril, no Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA). Embora o programa disponha de uma equipe com mais de 400 profissionais, em Paulo Afonso, só serão necessários 10% desse contingente; número suficiente para atender à demanda, incluindo profissionais de Paulo Afonso que também farão parte da equipe. Em conversa com o jornalista Bruno Brandão, durante entrevista à RBN,  Aureliano adiantou que já está tudo acertado para que, no mês de abril, sejam realizadas cirurgias oftalmológicas no HMPA, “esse Projeto de Cirurgias Oftalmológicas é de iniciativa do secretário de saúde do estado, Jorge Solla, que viu a necessidade de ser implantado em Paulo Afonso, reiterou.

As pessoas que apresentaram problema de catarata, durante a triagem que esta sendo realizada  pela Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, serão encaminhadas para realizar a cirurgia no HMPA. Todo o procedimento será custeado pela Prefeitura de Paulo e o governo da Bahia. Até o final da triagem cerca de 300 olhos estão cadastrados para serem submetidos à operação de cataratas, estima o secretário Luiz Aureliano.
Quanto custa uma Cirurgia de Catarata? Os Preços variam de acordo com a técnica aplicada e a clínica onde é feita a operação, mas em média, o preço oscila entre R$ 700,00 e R$ 2.000 reais.
No nosso caso, de Paulo Afonso, e nas oito cidades que compõe a micro região, pactuadas dentro do SUS, o paciente não vai desembolsar nenhum centavo. A cirurgia será totalmente gratuita. O único obstáculo para que a cirurgia não seja realizada é se o pacientes estiver com a pressão arterial alta. Após a aferição, o paciente será submetido à cirurgia que, dependendo da situação, em apenas cinco minutos, explicou a diretora do HMPA, Luciana Brito.
 Mais benefícios da prefeitura de Paulo Afonso para a população
Além do Programa de Cirurgias, a Prefeitura de Paulo Afonso realiza outras atividades que contemplam o cidadão. Uma delas é a “Caravana da Cidadania” que oferece a retirada de RG (identidade), cadastro no Bolsa família,  cabeleireiro, aferição de pressão arterial,  entre outros benefícios. O atendimento começa a partir das 8h, numa localidade previamente definida. A Caravana da Cidadania acontece uma vez por mês e, nesse mês de março, será realizado no sábado (26) no Bairro Siriema.


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados