Economia

Paulo Afonso - Bahia - 11/01/2024

Reabertura da Usina de Xingó volta a impulsionar turismo local

As informações são da assessoria.
Foto: Wikipedia/reprodução

Administrada pela Eletrobras Chesf no estado de Sergipe, a Usina Hidrelétrica de Xingó reabriu as visitações turísticas após uma pausa para modernização de estrutura do vertedouro. Com a conclusão da obra, os visitantes têm novamente a oportunidade de apreciar a grandiosidade da Usina.

A interrupção das visitas foi uma medida de segurança adotada para evitar que as pessoas ficassem expostas a riscos enquanto transitavam próximas aos equipamentos em reforma“, explica o gerente da Usina, Fábio Gualberto Chagas. Segundo o engenheiro, durante o período de obras, foram realizadas intervenções que precisavam de cuidados técnicos específicos e segurança reforçada devido a montagem de estruturas de andaimes, passadiços e a desmontagem de peças de grande porte.

São registrados aproximadamente 18 mil visitantes por ano na Usina de Xingó, que sempre desempenhou um papel significativo no turismo local, tornando-se uma atração referencial para se conhecer a história do empreendimento e da empresa.

De acordo o turismólogo e um dos guias que acompanha as visitas à usina, Jairo Luiz Oliveira, o retorno das visitações impacta significativamente no turismo local. “Temos de volta uma atração de suma importância para o aumento do desenvolvimento das atividades de cultura e lazer da região. A usina é reconhecida mundialmente pela sua beleza e pela sua história. Xingó é considerada um marco no desenvolvimento da região“, ressalta o especialista.

Agendamentos

Os agendamentos das visitas turísticas são feitos diretamente com os guias credenciados e treinados pela Eletrobras Chesf, no Centro de Recepção de Visitantes, em Xingó. A construção da Usina contribuiu para a formação do lago, impulsionando o turismo local. Assim, a reabertura para visitações não apenas preserva essa tradição e impacta positivamente a economia, podendo atrair mais visitantes e estimulando o setor


Últimas

1 até 20 de 2411   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados