Por mais de uma vez, o vereador Marconi Daniel Melo Alencar (PODEMOS) admitiu que pode ser candidato a Deputado Estadual nas eleições deste ano. Isso é em tese. Na prática, não se sabe se MD de fato quer disputar vaga no Parlamento baiano. Caso queira, a resistência de parte do PODEMOS não seria uma barreira intransponível. O próprio presidente do partido, o advogado Flávio Henrique admitiu recentemente que o PODEMOS terá sim, candidato a deputado Estadual. Só não sabe quem.
A motivação, segundo Marconi Daniel, vem da ausência de representantes do município na Assembléia Legislativa da Bahia. É dificil acreditar que uma cidade como Paulo Afonso com cerca de 120 mil habitantes e 84 mil eleitores, a décima sétima em economia no conjunto de 417 cidades, se limite a apenas um representante na ALBA há anos, disse Marconi Daniel, fazendo referência ao petista Paulo Rangel (PT) .
Mas, efetivamente, ninguém sabe se Marconi Daniel topa esse desafio ou se faz um charme para barganhar mais espaço no futuro para disputar a sucessão municipal em 2024.
Nos proximos dias, o PODEMOS começa a definir quem estará ao lado do deputado federal Bacelar na eleição. Marconi Daniel, eleitoralmente, não tem o que perder. Mesmo que não saia vitorioso numa eventual candidatura a deputado, continuará sendo vereador. É uma condição confortável, mas nem tanto quanto a cadeira da Paço Municipal.