Política

Paulo Afonso - Bahia - 23/11/2021

OAB Paulo Afonso – Vice-Presidente irregular não contará com votos dos colegas mesmo sendo candidato único

Por: Fábio Almeida – Advogado
Foto: Divulgação

Amanhã, 24/11 (quarta-feira), acontecerão as eleições da OAB/BA 2021 para a escolha da Diretoria da Seccional Bahia e das Subseções regionais. A nível estadual, mesmo havendo quatro chapas inscritas, duas despontam na liderança e a chapa presidida por uma mulher será a vencedora. Já a nível regional, no caso da Subseção Paulo Afonso, a surpresa foi a inscrição de apenas uma chapa.

A ausência de disputa a nível regional em Paulo Afonso retrata alguns problemas endêmicos no órgão de classe, a OAB. Muitos advogados estão desacreditados na instituição que já não os representa tão bem como outrora e mesmo pagando anuidade os advogados tentam sobreviver sem poder contar com a OAB.

Na OAB local, ao encontrar problemas enfrentados pela advocacia, os seus representantes permanecem subservientes a Juízes e Promotores de Justiça, deixando desamparados os advogados. Além disso, em Paulo Afonso, a OAB se resume a um grupinho de apaniguados, que se reúnem em comissões improdutivas e sem autonomia, as quais servem apenas para captação de votos de advogados neófitos.

O atual vice-presidente Rodrigo Coppieters, candidato à Presidência da OAB Paulo Afonso, responde a um processo ético por conduta ilegal e imoral por ocupar, de 2018 a 2020, cargo comissionado na Câmara de Vereadores de Glória, por serem incompatíveis. Mesmo sabendo da incompatibilidade, Rodrigo Coppieters que é o atual Procurador Jurídico do município de Pedro Alexandre, candidatou-se novamente, contando com a aquiescência de seu grupo e com a desatenção de tantos outros advogados que não se sentem representados.

Quem deveria combater as ilegalidade e desvio profissionais no exercício da função é o primeiro a dar mau exemplo e descumprir as normas da OAB. O que esperar de um representante da OAB que desrespeita seus próprios estatutos e regulamentos, permanecendo no cargo mesmo de maneira incompatível. 

Lembramos que o desempenho da função de dirigente da OAB não é remunerada, mas mesmo assim atrai advogados que visam atender os seus próprios interesses, por uma questão de vaidade pessoal, deixando de lado os interesses da coletividade, seu principal objetivo.

Não voto em candidato FICHA SUJA! Ele não me representa e não vou compactuar com ilegalidades, por isso para a Diretoria da Subseção Paulo Afonso, meu VOTO será em BRANCO!


Últimas

1 até 20 de 9879   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados