Regional

Paulo Afonso (BA) - 14/09/2010

Dono de barco que naufragou na BA se apresenta à polícia; mulher perdeu dez parentes na tragédia

UOLNoticias
Policiais militares e voluntários buscam crianças desaparecidas após acidente
Policiais militares e voluntários buscam crianças desaparecidas após acidente

Um dia depois do naufrágio de uma embarcação que transportava 18 pessoas da mesma família no lago de Sobradinho, no rio São Francisco, na Bahia, o proprietário do equipamento se apresentou à delegacia da cidade de Pilão Arcado (780 km de Salvador) para prestar depoimento, segundo informações do delegado do caso, Arnóbio Dionísio Soares.

Até as 19h desta segunda-feira (13), policiais civis e militares, bombeiros e voluntários tinham resgatado os corpos de dez vítimas -nove crianças e um adolescente. Segundo a polícia, Jucicarla Ferreira Lacerda, 10, continuava desaparecida até o início desta noite. Outros sete passageiros, todos adultos, sobreviveram ao acidente.

Chorando muito, uma das sobreviventes do naufrágio, Levenita Francisca de Souza, 55, disse que perdeu nove netos e um bisneto -a pessoa que continua desaparecida também é sua neta. "Foi tudo muito rápido, os adultos começaram a gritar e não deu tempo para fazer mais nada. Não deu para salvar meus netos e meu bisneto, estou arrasada, fiz o que pude, mas a minha vida ficou sem sentido a partir de agora."

Os corpos resgatados foram levados para Juazeiro, cidade a 280 km de Pilão Arcado, para a realização de exames por parte dos médicos legistas. Segundo a polícia, morreram: Matias Souza Mangueira, 6, Raí Ferreira Duarte, 6, Maurício Ferreira Lacerda, 8, Iris Vitória Ferreira Lacerda, um ano e oito meses, Ézio Carlos Teixeira Lacerda Sobrinho, 2, Pablo de Souza, 5, Cauã Ferreira Lacerda, 5, Jackson Moreira Falcão, 5, Marcos Vinícius Souza Mangueira, 6 e Lindinês Ferreira Lacerda, 16.

O capitão Tarcísio Ribeiro, do Corpo de Bombeiros, informou que as pessoas que trabalham no resgate estão equipadas com material de mergulho e que as buscas são concentradas, basicamente, na área onde o barco afundou, de acordo com depoimentos dos sobreviventes. "Vamos passar a noite trabalhando para encontrar o último corpo."

O delegado ressaltou que o proprietário da embarcação, Ailton Lopes de Andrade, 35, poderá responder por homicídio doloso com dolo eventual (sem intenção de matar, mas em que o autor assume os riscos de sua ação). "Ele assumiu todos os riscos ao transportar crianças, adolescentes e adultos sem oferecer a devida segurança." Todas as pessoas que estavam na embarcação não usavam coletes salva-vidas, segundo a PM.

Investigação
De acordo com policiais e testemunhas, uma canoa transportava 18 pessoas de uma mesma família no rio São Francisco -todos os passageiros iriam utilizar um veículo que faz a linha regular para o município. Eles voltavam de um passeio em um sítio de parentes. O barco tinha capacidade para transportar apenas três pessoas, segundo a polícia.

Segundo a Agência Fluvial de Juazeiro, ligada à Capitania dos Portos do São Francisco, um inquérito deverá ser instaurado para apurar as causas do acidente.

Segundo informações da polícia, a embarcação que naufragou é uma "rabeta", utilizada com frequência em pescarias, mas comumente usada para transportar pessoas no norte da Bahia de forma irregular.

A polícia informou também que cerca de 40 pessoas utilizavam a embarcação diariamente. Ainda sem o laudo que vai apontar as causas do acidente, a polícia de Pilão Arcado informou que os ventos fortes e o excesso de passageiros podem ter contribuído para o naufrágio.

 

 


Últimas

1 até 20 de 2095   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados