Economia

Paulo Afonso - Bahia - 23/11/2019

INSS: Alerta para aposentados e pensionistas sobre golpes

Fonte: Simões Filho Online
Foto: Arquivo

Vamos falar de alguns casos que afetaram os aposentados e pensionistas. E dar dicas sobre como se proteger. Estelionatários entram em contato com segurados do INSS com o objetivo de extorquir as vítimas.

Golpe pelo WhastApp

Os golpistas enviam uma mensagem de texto via WhasApp pedindo para o aposentado ou pensionista entrar em contato com um número 0800. Dentro da mensagem também consta outro número para contato, só que de celular.

O objetivo principal dos estelionatários é fazer com que os segurados informem dados bancários como número, do cartão senha, CPF, o que possibilita aos golpistas realizar compras em lojas e principalmente pela internet ou até mesmo tomar empréstimos em nome do segurado.

Golpe por mensagem via SMS

Nessa modalidade o objetivo é roubar dados dos aposentados e pensionistas e abrir brechas para que eles caiam em outras armadilhas. 

A mensagem enviada pelos criminosos informa que o Banco identificou pendencias no CPF do segurado e disponibiliza um link para que a vítima resolva o problema. O link fornecido, não é de uma página oficial do Banco, muito menos do INSS.

Golpe por ligação Telefônica

Nesta modalidade o objetivo é extorquir as vítimas. Estelionatários ligam, e alegam que as vítimas têm valores atrasados a receber.

No entanto, “para que o dinheiro seja liberado”, os golpistas induzem as pessoas a depositarem uma certa quantia numa conta bancária indicada por eles. O falso argumento é de que é preciso pagar uma taxa para a liberação do pagamento que, na verdade, não existe.

Como se proteger? 

A recomendação aos segurados é de que não recorram a intermediários para entrar em contato com a Previdência Social e, em hipótese alguma, depositem qualquer quantia para ter direito a algum benefício.

também orientamos os segurados a não fornecer seus dados pessoais a terceiros, já que essas informações podem ser utilizadas para fins ilícitos. 

As vítimas desse tipo de abordagem devem registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil e comunicar o fato à Ouvidoria do INSS.

 

*JOSÉ LUIZ NETO é advogado do Escritório 

Luiz Neto Advogados Associados

www.luiznetoadv.com.br / advluizneto@gmail.com

 

 


Últimas

1 até 20 de 2410   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados