Política

Paulo Afonso - Bahia - 09/11/2019

Campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxico será na segunda-feira (11)

Da redação com informação da PMPA (Assessoria)
Foto: Divulgação

A ação visa evitar danos ao meio ambiente e à saúde humana, que podem ser causados por embalagens de agrotóxicos descartadas ou armazenadas de forma inadequada.

Na próxima segunda-feira (11), a Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf) vai iniciar o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. A ação acontece em parceria com Prefeitura de Paulo Afonso.

O engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Aquicultura, Arquimedes Farias, fala sobre a importância do recolhimento dessas embalagens. “Essa parceria é de extrema importância, tendo em vista a preocupação do município com descarte correto. A Acavasf recolhe as embalagens e recicla o material e quem agradece é o meio ambiente”, afirma.

De acordo com o engenheiro, os produtores rurais poderão entregar as embalagens nos seguintes pontos – no Lote 1 do projeto de Palma Forrageira, no Povoado Baixa do Boi; no povoado Caiçara I, no projeto de irrigação e no Povoado Ludovico, em frente ao projeto de irrigação. Arquimedes ressalta que no final do prazo da coleta haverá uma fiscalização de órgãos do meio ambiente e, o produtor que não tiver entregado a embalagem no prazo, será multado.

Nos últimos dez anos, o percentual de embalagens plásticas colocadas no mercado que são recolhidas pela indústria após o uso do produto nas lavouras atingiu 95%.

Segundo o diretor-presidente do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), João Cesar Rando, esse índice tornou o país líder e referência mundial no tema. Em segundo lugar vem a França, com 77%, seguida pelo Canadá, com 73%.

A política de recolhimento das embalagens está impetrada na Lei Federal nº 9.974, que ordena a prática, é de 2000, e foi regulamenta dois anos depois com o Decreto Federal nº 4.074, que determinou a responsabilidade compartilhada.


Últimas

1 até 20 de 9884   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados