Geral

Paulo Afonso - 14/08/2010

Simulação encera curso de atendimento à pessoas com mobilidade reduzida

Reportagem: Washington Luís

Superintendente da INFRAERO diz que simulação foi uma oportunidade de melhorar as condições de acolhimento do aeroporto, que vive a expectativa para retorno de voos regulares até o início do mês de setembro.

 Funcionários da INFRAERO, empresas prestadoras de serviços que atuam na área do aeroporto de Paulo Afonso, soldados do Corpo de Bombeiros, Agentes de Trânsito, Guardas Municipais e membros da ADEFIPA, ADEFITAN e APAE se reuniram na manhã da última sexta feira (06) no saguão do aeroporto para participar de uma simulação de atendimento a passageiros portadores de necessidades especiais, cujo objetivo foi, segundo os instrutores da INFRAERO, foi detectar pontos onde há dificuldade de acesso destas pessoas às dependências do aeródromo, encaminhando relatório à superintendência regional da empresa, o que possibilitará a viabilização de projetos de adequação em todos os aeroportos administrados pela estatal.

O evento encerrou o "Curso de Atendimento a Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida", ministrado em diversos aeroportos do país, pela assessoria da presidência da INFRAERO, através do CONACES - Conselho Nacional de Acessibilidade da empresa, tendo com público alvo os trabalhadores que atendem diretamente a pessoas que necessitam de atendimento diferenciado. Em Paulo Afonso o curso foi ministrado no período de 02 a 06/08. Durante a atividade os 80 participantes enfrentaram os diversos problemas vividos diariamente por pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade e conheceram os equipamentos já instalados no aeroporto, para atender a este público, que no país, segundo dados da própria INFRAERO, atinge o número aproximado de 25 milhões.

As principais dificuldades apontadas pelos seis grupos participantes foram: ausência de corrimões em rampas de acesso, calçadas íngremes, banheiros com piso escorregadio, pias altas, portas que batem nas pernas dos cadeirantes e despreparo de alguns funcionários para prestar informações quando o passageiro apresenta dificuldade de comunicação, como surdos - mudos e cegos. O superintendente da INFRAERO em Paulo Afonso, Itaíbes de Araújo Paiva, considerou a simulação como uma oportunidade de melhorar as condições de atendimento do aeroporto, que está vivendo a expectativa para o início do vôo Paulo Afonso - Maceió - Recife, operado pela recém criada companhia aérea NOAR, previsto para acontecer até o início do mês de setembro. -"A partir dos relatórios elaborados pelas equipes que participaram do curso, vamos trabalhar para implantar as mudanças necessárias no mais curto espaço de tempo possível", prometeu o superintendente.

Satisfeita com o resultado do treinamento, a instrutora da INFRAERO, Odilene Amazonas disse que pretende voltar outras vezes a Paulo Afonso, já desembarcando diretamente no aeroporto e contemplando as mudanças resultantes do trabalho desenvolvido por sua equipe e pelos participantes.

 


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados