Política

Paulo Afonso - Bahia - 24/10/2018

Coluna do Bob

Luiz Brito
Foto: Reprodução

Cantou de galo

As eleições passaram e a vida segue normal na prefeitura de Paulo Afonso. O que se esperava depois das eleições, era que o prefeito Luiz de Deus gastasse tinta de caneta com exonerações, o que acabou não acontecendo. Falam que dois ou três secretários devem ser democraticamente “convidados” a se retirar, mas em tempos bicudos como os atuais, receber uma notícia dessas não é muito legal.

Ainda mais que nesse período em que os prefeitos usaram muito os seus cargos comissionados como exércitos para defender os seus deputados. Aliás, em Paulo Afonso esse exército pouco se mobilizou e a votação tanto de Aleluia quanto de Geraldo Melo foi pífia, com ambos perdendo até para o vereador Mário Galinho, que não tinha prefeitura e nem um vintém e desbancou  figurões da política nacional, a exemplo de Lucio Vieira Lima.

Presidente

O vereador Jean Roubert (PTB)  conversou comigo e deixou claro que espera um consenso entre os colegas da base oposicionista para a eleição do presidente da  Câmara. Ele afirma que o próximo presidente deve sair da oposição. Mas não quer se meter enquanto os parlamentares negociam entre eles.

Equação simples

Acredito que com a oposição com vários cavalos de frente não terá nenhuma dificuldade em estabelecer o perfil adequado ao novo presidente da Casa das Leis.

Fogo amigo

A dor de cabeça que Jean poderá ter é da eventual ambição de algum  aliado que se torne irredutível nas suas pretensões políticas. Claro que é atraente comandar o Poder Legislativo com um orçamento anual de 1 milhão de reais/mes. Mas se querem fazer as mudanças que o povo espera os “ambiciosos” terão que se desapegar da “sanha” de poder.

Pelas beiradas

Conversei esses dias com o vereador Macário (PP) sobre a nova mesa diretora da Casa. Ele não parece querer brigar pela presidência, mas se coloca como um pretendente à primeira secretaria. O segundo cargo mais importante na estrutura da  Câmara.

Tempo ao tempo

Ainda faltam mais de dois  meses para a escolha da nova mesa diretora da Câmara de Paulo Afonso. Portanto, as forças políticas que saíram vencedoras na votação da ultima segunda-feira, 22, terão muito tempo para se entenderem e chegarem no dia da eleição  com uma chapa pronta. Isso parecia impossível na oposição, mas Jean, Zé Carlos e Zezinho  conseguiram quebrar esse paradigma. E, em tempos de nomeações para a nova Mesa, não será difícil satisfazer a gregos e troianos.

Disse me disse

Enquanto não for anunciado oficialmente alguns novos secretários no governo Luiz de Deus (PSD)  as especulações irão continuar em torno de nomes. Considero isso natural. Existe uma sede enorme de mudança e aqueles que participaram da campanha vão querer apresentar a fatura. Todos querem o poder.

Perfil técnico

Durante todo tempo ouvi o ex-prefeito Paulo de Deus afirmar que optaria por nomes técnicos e não políticos para o seu secretariado. Se mantiver essa determinação terá maiores chances de obter sucesso na gestão do mano. Um Governo fatiado entre partidos tem a enorme probabilidade de gerar aquele que é um dos maiores males da Nação, a corrupção.

 


Últimas

1 até 20 de 9882   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados