A empresa de transporte coletivo Atlântico, eliminou a figura do cobrador. A novidade incomodou principalmente aos passageiros.
A medida é polêmica porque a cobrança em dinheiro esta sendo feita pelos motoristas, o que aumenta riscos de acidentes. O objetivo provavelmente seja o de adotar a cobrança apenas por cartões, o que, em tese agilizaria o embarque - além de reduzir riscos de assaltos a coletivos, apesar de não serem frequentes por aqui
Um motorista afirma que os atrasos e dificuldades seriam menores se os onibus aceitassem apenas usuários com cartão-transporte. “Com isso, o condutor não teria a obrigação de fazer a cobrança da passagem”, diz.
O advogado Dr. José Luiz de Oliveira Neto, considera abuso o excesso de responsabilidade para motoristas. “A função é dirigir. Se é proibido usar o celular dirigindo, por que é permitido cobrar as passagens?”, questiona.
Num futuro bem próximo, não só os passageiros de transporte coletivos,mas igualmente os clientes de supermecados serão obrigados a usar o cartão de crédito e biometria.. Ai, adeus cobradores de caixas, tambem, que atualmente já acumulam a função de empacotador. É agenda global 2030 estebelece o fim do trabalhador.
Sobre a matéria "Motorista cobra e dá troco. E precisa cumprir horário" um popular que se auto intitula Carioca, no site PA4, cravou que lá na cidade maravilhosa, o motorista também é cobrador, enfrenta o trânsito 10 mil vezez pior que em Paulo Afonso, e ainda cumpre horário. São assaltados quase todos os dias e ainda é descontado do próprio bolso.
Conheçam a Europa a América do Norte ou parte da Ásia, onde a grande maioria é motorista e cobrador, lógico que não concordo com a mútipla função, mas reclamem pouco, porque é deplorável a situação que Paulo Afonso no quesito emprego, contudo voce são privilegiados, sentnciou.
Na França, segundo um cidadão de Paulo Afonso, o sistema é o mesmo. O motorista dirige, recebe o dinheiro e dá o troco, tudo com o ônibus parado. Porém, a maioria das pessoas utiliza ticket’s ou cartão-transporte que podem ser comprados ou carregados na rua, sendo que o ticket também pode ser comprado dentro do ônibus com o motorista. Se o sistema de ticket’s e cartões fosse mais difundido, seria muito melhor para o motorista que não perderia tanto tempo fazendo o papel de cobrador.